A ermida ou capela de Nossa Senhora da Orada situa-se na freguesia de Beco a cerca de 4 km da respetiva sede sendo, segundo a tradição, anterior à igreja matriz.

História

Capela da Senhora da Orada
Capela da Sra. da Orada
Capela da Senhora da Orada
Escadaria
Capela da Senhora da Orada
Fachada lateral

A tradição, desde 1712, diz que esta capela é anterior à Igreja Matriz de Beco. Segundo essa tradição aqui se enterravam os mortos que não podiam ser levados para o cemitério de Dornes, por se situar muito longe. A tradição afirma igualmente que existiam aqui algumas casas para os eremitas.

Capela da Senhora da Orada - portal
Tímpano da fachada principal
Capela da Senhora da Orada - placa
Inscrição

Na fachada ocidental da capela encontramos diversas datas da reconstrução ou melhoramentos, como 1852, 1904, 1985 e 1986.

Esta fachada principal, precedida por um lanço de degraus, é aberta pelo portal principal em arco abatido e a inscrição de 1904, uma das fases de melhoramentos. Está adossada a torre sineira que termina em pirâmide coberta de telhado, tal como a capela e os anexos.

Capela da Senhora da Orada - recinto
Recinto da capela e das festas

O conjunto é rodeado por um espaço murado, dentro do qual se situa também o recinto das festa da Senhora da Orada.

Descrição

No retábulo-mor podemos ver um nicho em talha policromada com a imagem da padroeira, a Senhora da Orada, ladeado por dois nichos com as imagens de Santo António e de S. Jorge e dois altares laterais também em talha policromada dedicados a Nossa Senhora de Fátima, no lado do Evangelho, e ao Sagrado Coração de Jesus no lado da Epístola.

Na sacristia vemos a imagem original da Senhora da Orada esculpida em pedra com cerca de 40 cm de altura, quinhentista, numa redoma de vidro, sendo a imagem do retábulo-mor uma cópia desta.

As paredes internas da capela estão revestidas por azulejos em tons de azul e branco. Um dos painéis mostra o baptismo de Jesus Cristo por S. João Baptista, no rio Jordão.

Localização

Coordenadas GPS: N 39 47.545' W 008 19.735'  (39.79242, -8.32892)

Temas / Tags

Beco, publicado em por