Uma história verdadeira ou não, Luís Vaz de Camões teria vivido um bom período de tempo em Constância, cumprindo uma pena a que fora condenado.

Luís de Camões em Constância

Luís Vaz de Camões

Há momentos da vida quotidiana das localidades que nada têm a ver com personagens importantes e carismáticas, mas que acabam por interferir na vida dessas localidades, fazendo disso um marco histórico.

É o caso da vila de Constância que presta homenagem ao grande e único escritor épico, que o pôs sentado à entrada do pequeno parque ali existente, com um olhar pensativo na observação do rio Zêzere. Os factos baseiam-se numa história, verdadeira ou não, que corre há séculos e séculos, de que Luís Vaz de Camões teria vivido um bom período de tempo cumprindo uma pena a que fora condenado.

A Estátua

Este tempo aqui passado ocorreu numas ruínas à beira rio, não sendo por acaso o olhar de Camões para o rio, com uma tentativa de demonstração da veracidade desta história, por parte e empenho que um prestigiado cidadão local Dr Adriano Burguete. Esta ideia é reforçada pelo trabalho e persistência da Jornalista Manuela de Azevedo que, desde então, tem dedicado parte da sua vida a esta causa.

Localização

Coordenadas GPS: N 39 28.469' W 008 20.399'  (39.47448, -8.33998)

Temas / Tags

Constância, publicado em por