Igreja Matriz de Valada
Igreja Matriz de Valada

Valada, ou Valada do Ribatejo, tem como padroeira Nossa Senhora do Ó, ou Nossa Senhora da Expectação, a quem a Igreja Matriz é dedicada. Sendo possivelmente datada de 1211, esta igreja foi dedicada apenas em 6 de janeiro de 1528 pelo bispo de Rossiona, D. Ambrósio Pereira Brandão, segundo a lápide sobre o portal principal:

Lápide da frontaria

«ERA DE 1528 ANNOS AOS 6 DIAS DO MES DE JANEIRO O BISPO DA CIDADE RESIONE DOM AMBROZIO CONSAGROU ESTA IGREJA E ALTAR MOR E O DA CONCEIÇAM E ADRO EM LOUVOR DE NOSSA SENHORA A SEMPRE VIRGEM E NO SEU DIA SE GANHAM CORENTA DIAS DE PERDAM O QUAL HE 8 DIAS ANTE NATAL»

A igreja foi submetida a diversas remodelações, tendo a última ocorrido em 1901, sendo por isso bastante alterada em relação ao original.

Uma igreja de uma só nave, tem a capela-mor abobadada, o teto de madeira, as suas paredes internas cobertas de azulejos do século XIX e um retábulo renascentista com pinturas de Diogo Teixeira representando, da vida de Jesus, a Anunciação, a Adoração dos Anjos, a Visitação e a Apresentação no Templo. De salientar a pia batismal do século XVI. A frontaria simples, com porta de moldura retangular encimada por uma janela também retangular num tímpano triangular, é ladeada pela torre sineira.

Lápide de doação

Na parede lateral direita externa da igreja está uma lápide funerária com uma inscrição que refere a doação de terras em 1587 por António Afonso e sua mulher, a troco de 90 missas por ano.

Localização

Coordenadas GPS: N 39 04.959' W 008 45.459'  (39.08265, -8.75765)

Temas / Tags

Valada, publicado em por