Templo religioso pequeno e simples constituído de uma só nave com várias denominações como Igreja de Nossa Senhora da Assunção, Igreja Matriz de Minde, Igreja Paroquial de Minde ou simplesmente Matriz de Minde.

História

Igreja Matriz de Minde
Recinto da igreja

Esta igreja não tem qualquer informação que a identifique com algum período histórico.

Contudo foi referenciada em 1648 com a primeira de algumas campanhas de obras que sofreu, com as respetivas inscrições em várias partes do templo, tais como em 1704 cuja inscrição surge no portal da lateral norte, e o ano de 1732, com a inscrição no entablamento do portal principal.

Descrição

Igreja Matriz de Minde
Fachada oeste
Igreja Matriz - traseira direita
Lado norte
Igreja Matriz - traseira esquerda
Lado sul

De planta retangular orientada para oeste, é formada por uma só nave. A fachada delimita-se por pilastras nos cunhais, coroadas por pináculos e por um frontão contracurvo que coroa o alçado.

Igreja Matriz de Minde - Portal
Portal Principal
Igreja Matriz de Minde - Data
Data no Portal

Apresenta os dois únicos rasgos correspondentes ao portal de moldura reta e ladeado por pilastras caneladas e encimado por entablamento, que é coroada por pináculos piramidais. Esta é encimada por uma janela de coro em verga reta

O seu interior é todo revestido de azulejos do tipo padrão, azuis e amarelos. A capela-mor, constituída por um retábulo em talha dourada do ano de 1723, também está revestida com azulejos azuis e brancos do século XVIII.

Classificação

Este Imóvel está classificado como Interesse Público desde 1996.

Localização

Quase no extremo sudoeste de Minde, a igreja situa-se no Largo da Igreja, em frente do cemitério, entre a Rua da Igreja e a Rua do Padre Paulo.

Coordenadas GPS: N 39 30.786' W 008 41.448'  (39.51310, -8.69080)

 

Minde, publicado em por