Este convento teve a sua edificação em 1548, vindo mais tarde a sofrer de um problema de insalubridade. Teve por isso e por outros fatores que iniciar a sua mudança de localização.

Origem

Convento de N Sra da Esperança
Fachada do Convento
Convento de N Sra da Esperança
Fachada do Convento

O Convento de Nossa Senhora da Esperança teve a sua edificação em 1548. Veio mais tarde a sofrer de um problema de insalubridade.

À semelhança de todos os complexos conventuais da vila e também devido ao reduzido espaço para albergar as freiras, este teve que iniciar a sua mudança de localização. Contudo, só com a contribuição de Filipe I na aceleração das obras do convento este teve o seu avanço nos anos oitenta da centúria quinhentista, prolongando-se até 1620, ano em que foi edificada a capela-mor.

Abandono

Aqui estiveram quase duzentos anos, quando em 1809 as freiras abandonaram o convento devido à destruição de partes do complexo conventual, pois nestas estava abrangido o traçado de obras da fortificação da vila.

Foi o início da decadência, uma vez abandonado, e anos mais tarde, em 1835, a igreja e o coro baixo foram cedidos à Câmara Municipal para albergar o Teatro Tabuciano. A parte conventual serviu para alojar o Hospital Regimental de Infantaria nº 11.

Convento de N Sra da Esperança
Pórtico
Convento de N Sra da Esperança
Pilastra
Convento de N Sra da Esperança
Base

Atualmente encontra-se bastante descaraterizado, restando apenas o templo religioso. É ainda possível definir a estrutura do conjunto arquitetónico, com a igreja formada por uma só nave e capela-mor e capelas absidais formando a cabeceira.

Pórtico

O pórtico, o elemento de referência da igreja, é rasgado por um arco de volta perfeita encimado por um entablamento decorado por enrolamentos vegetais e motivos de ponta de diamante. Assenta em pilastras decoradas por motivos grotescos e capitéis jónicos sobre bases decoradas por florões e losangos. O conjunto é rematado por dois pináculos.

Classificação

Somente o portal está classificado como Imóvel de Interesse Público.

Localização

Coordenadas GPS: N 39 27.855' W 008 11.992'  (39.46425, -8.19987)

Temas / Tags

Abrantes, publicado em por