Capela do Senhor dos Passos
Capela do Senhor dos Passos

Situada na parte histórica da cidade, a poucos metros da Igreja Matriz, no lado direito desta, encontra-se a Capela do Senhor dos Passos. Contrariamente a todas as ideias pelas quais as Capelas se edificam, esta foi edificada para expurgar e redimir-se dos pensamentos maléficos que teve relativamente à sua mulher.

Esta história deu-se em 1729, ano em que a capela foi edificada a mando de um Senhor abastado de Valongo, José de Mesquita, sendo dedicada aos passos de Jesus até ao Calvário. A intenção da construção perto da Igreja é propositada, como representação de um Calvário, na semelhança do que Jesus fez aquando da sua crucificação.

Descrição

De construção simples, apresenta uma fachada com cobertura de duas águas e delimitada por cunhais de granito. É rematada por pináculos piramidais e uma cruz central.

A fachada apresenta dois rasgos retangulares, a porta encimada por uma janela com uma guarda de ferro. Toda esta superfície é coberta de azulejos. O acesso é feito por um patamar ligado a uma pequena escadaria de onze degraus.

Localização

Coordenadas GPS: N 41 11.278' W 008 30.110'  (41.18797, -8.50183)

Temas / Tags

Valongo, publicado em por