Situado próximo da nova Igreja Matriz, com a linha férrea a intermediar, o Palacete do Mesquita é um de muitos existentes em Ermesinde que apareceram entre os finais do século XIX e inícios de XX.

Palacete Mesquita
Lado sul
Palacete Mesquita
Lado norte

Este tipo de estrutura vem confirmar que neste período foi palco de escolha de muitos portuenses, basicamente burgueses, como estância balnear, residência de fins-de-semana e de férias. Permitiu os frequentes passeios domingueiros que se realizavam na altura, sendo considerada como a "Sintra do Norte".

Toda esta situação só foi possível pela distância do Porto e pelos bons meios de transporte da altura, como eram os comboios e elétricos.

Este majestoso edifício bem conservado é dos poucos resistentes à modernização de Ermesinde, mesmo que na atualidade passe um pouco despercebido com a passagem da linha férrea a poucos metros. Esta conservação deve-se ao facto de pertencer a uma instituição religiosa.

É precisamente para o lado da linha que a fachada principal está virada, com o alpendre de dois pisos, o arco, colunas, telhados e varadins, que dão a beleza necessária a este Palacete, dando uma verdadeira visão arquitetónico do edifício.

Localização

Coordenadas GPS: N 41 13.184' W 008 33.267'  (41.21973, -8.55445)

Temas / Tags

Ermesinde, publicado em por