A finalidade desta Academia foi a "fim de plantar no País as ciências industriais", e nada melhor porque "a populosa e rica cidade do Porto é a localidade mais apropriada pelo seu intenso comércio e outras muitas circunstâncias", foram as palavras sábias e com um conhecimento longínquo do Governo de Passos Manuel, no ano de 1836 em que se deu a sua fundação.
Esta instituição foi criada por decreto, e por decreto fez extinguir a Academia Real de Marinha e Comércio, sendo esta substituída pela Academia Politécnica do Porto. Com a evolução do ensino e com o decorrer dos anos, a Academia necessitou de uma grande reforma, da qual surgiu no ano de 1885, tendo esta mesma sido revista em três anos como 1893, 1895 e finalmente 1897, tendo este último recebido na sua instituição pela primeira vez a cadeira de eletrotecnia.
Em 1911 a instituição sofreu com a primeira República, tendo sido anexada à futura Universidade do Porto, e ficando com o nome de Faculdade de Ciências a partir de 1915.
Este ponto está situado na localidade Vitória, na freguesia Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória.
(Distância: 21 m NE)
Esta fonte foi mandada fazer pela companhia das águas em 1882, entrando em funcionamento quatro anos mais tarde.
(Distância: 67 m NW)
A Igreja do Carmo, de estilo barroco/rococó, foi construída entre os anos 1756-1768. A Igreja dos Carmelitas Descalços, começou a ser construída em 1616 e foi terminada em 1628.
(Distância: 97 m SE)
Considerada a terceira melhor livraria do Mundo pela Lonely Planet no corrente ano, fundada em 1869, é uma verdadeira referência na cidade.
(Distância: 164 m SE)
Esta fantástica obra foi iniciada em 1754, e terminada em 1763, pelo famoso arquitecto da época Nicolau Nasoni, transformando esta torre na mais alta da cidade e de Portugal.
(Distância: 184 m N)
Esta praça homenageia o Rei Italiano Carlos Alberto de Savóia, que esteve hospedado no Palácio dos Viscondes de Balsemão durante o início do seu exilo.
(Distância: 184 m SW)
Nome verdadeiramente relegado pelo Jardim da Cordoaria, assim entendido pelos portuenses, é um espaço que remonta à Idade Média, em que se denominava de Campo do Olival.
(Distância: 195 m SE)
A igreja, enfermaria, secretaria e torre formam um conjunto fenomenal arquitetado por Nicolau Nasoni em 1732, ano em que se deu o início das obras.
(Distância: 216 m N)
Situado na Praça Carlos Alberto, esta casa típica nobre citadina foi edificada no século XVIII por José Alvo Brandão.
(Distância: 226 m S)
A Cadeia de Relação do Porto, um dos edifícios de referência da cidade, é datado da segunda metade do século XVIII, tendo sido construída sobre os escombros da anterior.
(Distância: 229 m NW)
Este edifício de estilo neoclássico é o maior fora do Reino Unido. Construído entre 1779 e 1824, deveria substituir o hospital da Santa Casa da Misericórdia.