A conjugação da natureza com o templo religioso ali existente é o verdadeiro mote para que este pedaço de um canto do Parque da Senhora do Salto se transforme num espaço idílico para quem o visita, permitindo assim um dia bem passado.

A Lenda

Capela da Senhora do Salto

Na verdade este lugar deve-se a uma lenda em que um cavaleiro, ao provocar um salto inadvertido com o seu cavalo no abismo, acaba por invocar a proteção da Senhora na hora do salto na esperança de se livrar da morte.

Este milagre aconteceu e, em sinal de agradecimento, o cavaleiro manda construir a pequena Ermida de Nossa Senhora do Salto.

Construção

A construção é possivelmente datada da primeira metade do século XVII, segundo a referência no catálogo do Bispado do Porto publicada em 1742, tendo em conta que a informação compilada era dos finais do século anterior.

Capela da Senhora do Salto
Capela da Senhora do Salto
Capela da Senhora do Salto

Crê-se que a sua primitiva construção se tenha iniciado em 1723 e posteriormente sofreu duas campanhas de obras, sendo que a primeira se realizou no século XIX com a ampliação do templo e uma segunda na década de oitenta do século XX com a colocação de um painel de azulejos sobre o portal e a reforma da cobertura e remate da capela.

Descrição

Situada num pequeno monte, o acesso à capela faz-se por uma escadaria com materiais do local.

Edificada longitudinalmente, é formada por nave e por um corpo anexado na sua cabeceira. A fachada principal é rematada em empena com cruz latina no vértice e rasgada por um portal em arco de volta perfeita.

A entrada é antecedida por um alpendre aberto assente em quatro pilares.

Localização

Coordenadas GPS: N 41 07.695' W 008 26.008'  (41.12825, -8.43347)

Referências

Temas / Tags

Senhora do Salto, publicado em por