O forte antigo foi edificado em 1740, precisamente para proteger a localidade dos ataques e pilhagens do piratas que na época eram muito comuns.
Depois de 1998, ano em que adquiriu as ruínas, a Câmara empenhou-se na sua reconstrução, fazendo deste forte um aquário, único na Ilha.
Este ponto está situado na localidade Porto Moniz, na freguesia Porto Moniz.
O forte situa-se no extremo nordeste de Porto Moniz.
(Distância: 18 m SW)
Situado numa réplica do Forte de São Joao Batista, foi inaugurado em 4 de setembro de 2005. É composto por 12 tanques incluindo dezenas de exemplares de peixes provenientes da zona da Madeira mas também dos Açores, Canárias e Cabo Verde.
(Distância: 69 m S)
Um fontanário construido no século XIX pela Câmara Municipal situado num espaço de descanso à beira da estrada e com uma vista excecional para a costa da ilha, duas bicas vertem água para dois tanques retangulares.
(Distância: 98 m N)
As piscinas naturais são o ex-libris de Porto Moniz. Estas piscinas foram formadas com a lava vulcânica, deixando por isso entrar e sair a água do mar.
(Distância: 202 m W)
Um auditório para 120 pessoas, um espaço multiusos para eventos como congressos, conferência ou exposições.
(Distância: 438 m W)
Espaço de descanso à beira-mar na zona marginal da vila, com uma vista espetacular para o Oceano e para a costa da ilha, junto das piscinas naturais de Porto Moniz.
(Distância: 592 m W)
Uma biblioteca com uma grande coleção de livros e publicações para empréstimo ou para consulta local, além de obras em formato digital.
(Distância: 601 m W)
Câmara Municipal de Porto Moniz - Praça do Lyra, nº 1, 9270-053 Porto Moniz
(Distância: 2 km S)
A Capela de São Pedro, no lugar de Lamaceiros, foi fundada no século XVI. Pelo terramoto de 1748 ficou bastante danificada, mas foi restaurada em pouco tempo. Ao longo dos séculos sofreu diversas obras de recuperação e restauro.
(Distância: 2 km S)
Um campo de futebol municipal vedado, em piso sintético e com iluminação artificial, para treino e jogos das equipas locais.
(Distância: 3 km W)
A Igreja de Santa Maria Madalena, matriz da localidade de Santa, é uma igreja em que se destaca a grande torre sineira terminada em ameias. Sendo uma dos mais antigas igrejas do norte da ilha, teve diversos restauros ao longo dos tempos.