Ermida de Nossa Senhora do Socorro
A Ermida de Nossa Senhora do Socorro, do séc. XVI, situa-se nos limites da freguesia de Turcifal e do concelho de Torres Vedras, no início do concelho vizinho de Mafra, dentro de um povoado fortificado da Idade do Ferro.
Capela de Nossa Senhora do Socorro
Ermida e sineira
Capela de Nossa Senhora do Socorro
Fachada Lateral e
Vértice Geódesico

É uma capela no cimo da serra com o mesmo nome, Serra do Socorro, que terá sido uma mesquita, segundo a tradição popular, construída durante a ocupação árabe e convertida depois ao cristianismo por D. Afonso Henriques.

Obras de Melhoramento

Nos séculos XVI e XVII teve obras que lhe deram o aspeto atual com caraterísticas manuelinas. O interior foi melhorado nos séculos seguintes, com modificações no aspeto exterior no início do século XIX.

Interior da Capela

A capela, de nave única coberta com abóbada de cruzaria de ogivas, é precedida de galilé com abóbada de berço. As colunas do interior, que sustentam a abóbada, têm capitéis com tema náutico. Na capela-mor, de planta quadrada, com abóbada de nervuras, podemos ver nos cantos nichos e painéis de azulejos alusivos aos quatro evangelistas.

No altar-mor podemos ver a imagem de Nossa Senhora do Socorro com o Menino, sobre o sacrário, ladeada pelos Seus pais, S. Joaquim e Santa Ana.

Romaria

É objeto de romaria, cujas festividades se realizam no dia 5 de agosto com realização de missa, procissão e arraial.

Existem em redor da capela habitações que podem ter servido para quem se dirigia ao local.

Paisagem

Capela N. Sra. Socorro - Paisagem
Capela N. Sra. Socorro - Paisagem
Capela N. Sra. Socorro - Paisagem
Vista da Ermida

Do local da ermida podemos apreciar uma excelente paisagem sobre grande parte dos concelhos de que faz limite, Mafra e Torres Vedras.

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Turcifal
ou neste concelho Torres Vedras
Outras localidades deste concelho Torres Vedras

Localização

A ermida está situada na junção entre a freguesia de Enxara do Bispo, do concelho de Mafra, e as freguesias de Dois Portos e Turcifal, do concelho de Torres Vedras. No entanto, é considerada pelos guias turísticos de Turcifal como estando nessa freguesia. Por este motivo, em Visitar Portugal foi incluída nas duas.

Coordenadas GPS: N 39 01.063' W 009 13.508'  (39.01772, -9.22513)

Temas / Tags

Turcifal, publicado em por