Capela de Santa Eufémia da Serra
Capela de Santa Eufémia da Serra
Capela de Santa Eufémia da Serra - Cruz Alta

A capela de Santa Eufémia da Serra situa-se num local com uma vista privilegiada sobre Sintra e toda a região envolvente, a 463 metros de altitude. Da Cruz Alta, situada na parte de trás da capela, consegue-se ver a maior parte do concelho de Sintra até Queluz e até ao mar. Quando o tempo está claro e sem névoa a paisagem vista deste local é excelente, das melhores paisagens da região.

Capela de Santa Eufémia da Serra - Paisagem da Cruz Alta

Provavelmente esta região foi habitada desde 4000 a.C., talvez o local com habitação mais antigo. Existem achados arqueológicos daquela região desde a era neolítica e do cobre e ali os celtas terão criado um templo dedicado à Lua, donde provem o nome de Monte da Lua para a Serra de Sintra.

Um cruzado terá ali construído, em 1147, uma ermida ou santuário, para romaria, devido à propriedades medicinais das águas ali encontradas. Dessa ermida não existem quaisquer sinais porque em 1876 foi construída no mesmo local a ermida atual por um estrangeiro devoto de Santa Eufémia, remodelada nos séculos posteriores.

Trata-se de uma capela modesta de nave única com dois contrafortes que a apoiam lateralmente. É completado por uma capela-mor retangular e um coro alto. Contém ainda dois retábulos de talha dourada.

Além de local de peregrinação é também um local de lazer contando com a presença constante de turistas nacionais ou estrangeiros principalmente pelo espaço em frente da capela e pelo parque de merendas, excelentes para piqueniques e atividades, e ainda pela proximidade da mata do palácio da Pena.

Realizam-se naquele local, provavelmente desde o final do século XIX, os festejos do Dia do Trabalhador, em 1 de maio. Para este convívio a Junta de Freguesia de São Pedro de Penaferrim, a que pertence este local, oferece pão, vinho e sardinhas. Há ainda atuação de ranchos folclóricos e bandas filarmónicas. A realização de todos estes festejos e a dinamização do local foram ajudadas com o recente melhoramento do espaço envolvente da capela e do caminho de acesso.

Coordenadas GPS: N 38 47.172' W 009 23.152'  (38.78620, -9.38587)

Temas / Tags

Sintra, publicado em por