A Ermida de Nossa Senhora do Socorro, do século XVI, situa-se nos limites da freguesia de Turcifal, Torres Vedras, no início do concelho vizinho de Mafra, freguesia de Enxara do Bispo.

Uma Ermida, Dois Concelhos

Capela de Nossa Senhora do Socorro
Ermida e sineira
Capela de Nossa Senhora do Socorro
Fachada Lateral e
Vértice Geódesico

A Ermida de Nossa Senhora do Socorro, do século XVI, situa-se nos limites da freguesia de Turcifal e do concelho de Torres Vedras, no início do concelho vizinho de Mafra, freguesia de Enxara do Bispo, dentro de um povoado fortificado da Idade do Ferro.

É uma capela no cimo da serra com o mesmo nome, Serra do Socorro, e terá sido uma mesquita, segundo a tradição popular, construída durante a ocupação árabe e convertida depois ao cristianismo por D. Afonso Henriques.

Obras de Melhoramento

Nos séculos XVI e XVII teve obras que lhe deram o aspeto atual com caraterísticas manuelinas. O interior foi melhorado nos séculos seguintes, com modificações no aspeto exterior no início do século XIX.

Interior da Capela

A capela, de nave única coberta com abóbada de cruzaria de ogivas, é precedida de galilé com abóbada de berço. As colunas do interior, que sustentam a abóbada, têm capitéis com tema náutico. Na capela-mor, de planta quadrada, com abóbada de nervuras, podemos ver nos cantos nichos e painéis de azulejos alusivos aos quatro evangelistas.

No altar-mor podemos ver a imagem de Nossa Senhora do Socorro com o Menino, sobre o sacrário, ladeada pelos Seus pais, S. Joaquim e Santa Ana.

Romaria

É objeto de romaria, cujas festividades se realizam no dia 5 de agosto com realização de missa, procissão e arraial.

Existem em redor da capela habitações que podem ter servido para quem se dirigia ao local.

Paisagem

Capela N. Sra. Socorro - Paisagem
Capela N. Sra. Socorro - Paisagem
Capela N. Sra. Socorro - Paisagem
Vista da Ermida

Do local da ermida podemos apreciar uma excelente paisagem sobre grande parte dos concelhos de que faz limite, Mafra e Torres Vedras.

Localização

A ermida está situada na junção entre a freguesia de Enxara do Bispo, do concelho de Mafra, e as freguesias de Dois Portos e Turcifal, do concelho de Torres Vedras. No entanto, é considerada pelos guias turísticos de Turcifal como estando nessa freguesia. Por este motivo, em Visitar Portugal foi incluída nas duas.

Coordenadas GPS: N 39 01.063' W 009 13.508'  (39.01772, -9.22513)

Temas / Tags

Enxara do Bispo, publicado em por