Museu Nacional da Arte Contemporânea

Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC)

Bem próximo ao Tágide, encontra-se o Museu do Chiado. Surge da divisão do Museu Nacional de Arte Antiga que, no Palácio das Janelas Verdes, tem as obras realizadas até 1850 e no Museu Nacional de Arte Contemporânea as obras posteriores a 1850.

A localização, ainda que provisória, no Convento de S. Francisco vinha, simbólica e oportunamente, situá-lo na zona frequentada pelas tertúlias das gerações representadas no museu. Ocupava os antigos salões onde as exposições dos românticos e naturalistas haviam tido lugar, em espaços anexos ao convento.

1911

Com apenas 3 das salas do espaço atual, tinha como entrada a academia de Belas-Artes. O pintor Columbano Bordalo Pinheiro assume a direção dando continuidade à linha tradicionalista iniciada resistindo às pressões da linha da geração modernista sediada na Brasileira do Chiado.

1944

Passam a existir desde 1944 obras da geração modernista. São adquiridas e expostas importantes esculturas de Rodin, Joseph Bernard e Bourdelle. É adicionada uma sala/atelier Columbano Bordalo Pinheiro.

1945

São feitas obras da estrutura e interiores pela direção do escultor Diogo Macedo. O museu abre diariamente ao público com uma entrada independente na rua Serpa Pinto. Até 1959, o museu tinha um perfil conservador e desatualizado nada comum a outros museus na Europa.

1988

Durante o incêndio do Chiado, as obras escapam ao fogo, sendo retiradas e armazenadas em segurança.

1994

O governo francês ofereceu um projeto de renovação da autoria do arquiteto Jean-Michel Wilmotte que, com um grupo dirigido pela historiadora Raquel Henriques da Silva, reestrutura e redefine o espaço desde a reinauguração em 12 de julho de 1994.

Nos dias de hoje, convive com a Academia Nacional das Belas Artes num ambiente lisboeta onde o turismo cultural convive com alguns dos mais icónicos restaurantes de Lisboa

Veja Também

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Santa Maria Maior
ou neste concelho Lisboa
Outras localidades deste concelho Lisboa

Localização

Coordenadas GPS: N 38 42.507' W 009 08.478'  (38.70845, -9.14130)

Temas / Tags

Santa Maria Maior, publicado em por