Igreja de São Pedro
Igreja
Igreja de São Pedro - interior - altar-mor
Altar-mor
Igreja de São Pedro - interior - coro
Coro-alto

O templo que vemos edificado corresponde ao século XVIII, a substituir um outro com o mesmo nome que teve a sua edificação no século XIII e que, por causa do terramoto de 1755, foi destruído.

De planta retangular, é formado por nave e capela-mor. A fachada, com o portal principal em verga reta, é encimada por uma arquitrave sobrepujada de um frontão de aletas, centrado por armas. Por cima estão abertas duas janelas retangulares e por cima destas um óculo. Em remate, o tímpano está ladeado por dois pináculos. Adossada a esta, à direita, a torre sineira de planta quadrangular de quatro sinos.

Igreja de São Pedro - túmulo
Túmulo
Igreja de São Pedro - armas
Armas

No interior a nave apresenta um coro-alto, quatro capelas laterais, numa das quais está o túmulo de Damião de Goes, e na parede do lado esquerdo encontra-se uma pedra com as suas armas. O teto desta capela é em abóbada.

A passagem para a capela-mor é feita através de um arco de volta perfeita e de três degraus. Os tetos da nave e da capela-mor estão forrados com madeira, sendo a da capela-mor pintada do século XVIII sob o tema de Santíssima Trindade.

Coordenadas GPS: N 39 03.276' W 009 00.651'  (39.05460, -9.01085)

Temas / Tags

Alenquer, publicado em por