

Todavia, e na generalidade, as lendas são depressa sustentadas com o poder do conhecimento e do alastramento da notícia.

Numa das viagens da Rainha Santa Isabel às Caldas da Rainha, pernoitando na Aldeia Galega onde tinha residência, a aldeia de Merceana foi alvo da sua visita que autorizou um novo e sumptuoso templo no lugar da antiga ermida.
Assim, em 1520 edificou-se a nova Igreja da Nossa Senhora da Piedade, acabando por não restar qualquer elemento do primeiro templo. Nos séculos posteriores, esta viria a sofrer bastantes alterações restando apenas as colunas, os arcos e o arco triunfal.
Descrição
Situada no centro da aldeia, a igreja ergue-se com uma planta retangular composta por três naves e capela-mor antecedida por uma ampla galilé e ladeada por duas torres. Esta galilé é formada por cinco arcos, com o central mais largo e em arco abatido, sendo os restantes, dois frontais e dois laterais, em arcos de volta perfeita.
Os três arcos centrais são encimados por três janelas com guarda de ferro. Um friso separa do remate com as torres sineiras, rematadas por quatro pináculos e coberturas bolbosas.
Classificação
Está classificado como Imóvel de Interesse Público.
nesta localidade Aldeia Galega da Merceana
ou neste concelho Alenquer
Outras localidades deste concelho Alenquer