Convento de Santo António
Escadaria e
fachada frontal
Convento de Santo António
Fachada lateral

Situado à entrada da aldeia de Merceana, o Convento de Santo António de Charnais, quase perdido no tempo e no espaço, apresenta-se apenas estruturalmente. Sabe-se que este complexo religioso começou a ser edificado nos inícios do século XVII.

Deste conjunto conventual dos Frades Capuchos somente a igreja merece os cuidados, uma vez que as restantes dependências conventuais caíram no esquecimento. A parte conventual foi adaptada para um lar e centro de dia, a Capela da Ordem Terceira fica  somente na estrutura à esquerda da Igreja.

Convento de Santo António
Fachada lateral

Esta, com uma fachada muito simples de frontão triangular, é antecedida por uma galilé abobadada, por um arco de volta perfeita, encimado por duas janelas paralelas e de moldura reta.

Convento de Santo António
Fachada lateral

No interior, formado por nave e capela-mor, o teto é em abobada de berço, sendo na capela-mor pintado. As paredes estão revestidas de azulejos setecentistas, historiando alguns milagres e cenas da vida mística dos franciscanos. O altar-mor também é possuidor de talha setecentista nas cores verde e oiro.

Coordenadas GPS: N 39 05.956' W 009 07.078'  (39.09927, -9.11797)

Temas / Tags

Aldeia Galega da Merceana, publicado em por