É na freguesia de São João Batista que o centro histórico se centraliza e, como tal, a Igreja Matriz que usa o mesmo nome está nesse canto da Vila.

Igreja de São João Batista
Fachada da igreja
Igreja de São João Batista
Lado sul e leste
Igreja de São João Batista
Lado norte

Situa-se a poucos metros dos Paços do Concelho e está rodeada das duas maravilhosas casas citadas em outros artigos.

Igreja de São João Batista
Interior - Capela-mor
Igreja de São João Batista
Interior - coro
Igreja de São João Batista
Altar-mor

À semelhança da Igreja de São Pedro, este templo religioso acaba por ser tornar orfão de uma história e de uma cronologia sem data fixa. Um património sem passado em que simplesmente lhe é atribuída a época seiscentista, não acompanhando da mesma maneira o passo histórico referido ao Castelo.

Igreja de São João Batista - Portal principal
Portal oeste

Contudo, e segundo as referências existentes, o pórtico da fachada remonta à era do românico, sendo que a atual edificação é uma construção do século XVII, entendendo-se que esta veio substituir uma mais antiga.

Descrição

Desenvolve-se longitudinalmente e de dimensões pequenas (caraterística do românico), com uma torre sineira adossada a esta, de dimensões um pouco desproporcionais.

De planta retangular, é formada por nave e capela-mor. À direita e no alinhamento da fachada, a torre sineira quadrada com quatro sinos e um remate piramidal. Atrás desta, um outro corpo que se designa de sacristia.

A fachada simples é em empena triangular com o portal em arco de volta perfeita em tímpano sobrepujado de um entablamento com relevos e encimado por uma janela redonda gradeada, com iluminação para o coro alto.

Interior

Igreja de São João Batista - Altar lateral esquerdo
Altar esquerdo
Igreja de São João Batista - Altar lateral direito
Altar direito

No interior a nave termina num coro-alto sustentado por duas colunas.

Igreja de São João Batista - Púlpito
Púlpito
Igreja de São João Batista - Púlpito
Púlpito

Ao lado direito existe um confessionário embutido e o púlpito, seguindo-se a porta para a sacristia, e a finalizar dois retábulos colaterais, sendo que no da esquerda está situada a pia batismal em pedra modelada em gomos, do século XVI.

Igreja de São João Batista - Confessionário
Confessionário
Igreja de São João Batista - Pia Batismal
Pia batismal

A passagem para a capela-mor é feita por um arco de volta perfeita. A capela-mor tem, à semelhança da nave, as paredes parcialmente revestidas de azulejos. O altar é em talha dourada.

Localização

Coordenadas GPS: N 39 36.144' W 008 49.000'  (39.60240, -8.81667)

Temas / Tags

Porto de Mós, publicado em por