Igreja do Convento de Louriçal
Igreja do Convento de Louriçal
Igreja do Convento de Louriçal

O complexo conventual teve o seu início em 1690 com as obras a arrastarem-se durante dezoito anos e com o empenho e contributo do Monarca de então D. João V, como forma de agradecimento pela cura de uma doença sofrida em 1700.

Igreja do Convento de Louriçal - Teto
Igreja do Convento de Louriçal - Altar
Igreja do Convento de Louriçal - Sala
Igreja do Convento de Louriçal

O convento está posicionado numa planimetria retangular. As duas entradas situam-se em posições diferentes com a da conventual posicionada para norte e o do templo religioso virada a sul.

Descrição

Igreja do Convento de Louriçal
Igreja do Convento de Louriçal

O rasgo é constituído por uma moldura em verga reta, de entablamento decorativo, encimado por um frontão decorado. Este conjunto finaliza com uma janela pequena e retangular. Dá acesso a uma pequena sala que num dos lados tem uma abertura que no seu interior é giratória, sendo no seu tempo utilizada para deixar os recém nascidos. Este espaço conventual atualmente alberga o Museu Madre Maria do Lado.

Igreja do Convento de Louriçal - Nave
Igreja do Convento de Louriçal - Altar-mor
Igreja do Convento de Louriçal - Nave
Igreja do Convento de Louriçal - Painel

Da igreja, o portal também é de moldura em verga reta encimado por um frontão curvo, encimado por um painel oval decorado com motivos eucarísticos. Esta dá acesso à única nave, toda ela forrada com azulejos pintados em azul e branco, percorrida por uma cimalha volumosa e coberta por abóbada de berço pintada com um painel da Adoração à Hóstia ao centro, que é revestido por azulejos com representação da vida de São Francisco.

A nave também possui uma divisória com um rasgo do tamanho de uma porta encimado por uma abertura maior, protegido por grades. Por trás desta divisória e que está ligada ao convento, era um espaço no qual as freiras do convento assistiam às celebrações. Atualmente está exposta a Madre Maria do Lado, com o seu nome próprio de Maria de Brito, a fundadora deste conjunto conventual.

Classificação

A partir de 1939, a igreja está classificada como Monumento Nacional.

Localização

Coordenadas GPS: N 40 00.200' W 008 44.219'  (40.00333, -8.73698)

Temas / Tags

Louriçal, publicado em por