Fortaleza de Peniche
Fortaleza de Peniche

A cidade de Peniche está situada numa península, e só na centúria de quatrocentos é que este espaço começou a formar-se progressivamente num aglomerado.

Depressa Peniche entrou numa fase de desenvolvimento urbanístico, populacional e económico do novo porto, quando a Coroa verificou a necessidade de fortificar esta população. Assim a vila de Atouguia, que até então era o aglomerado mais importante da região, entrou em declínio.

Fortaleza de Peniche
Fortaleza de Peniche
Fortaleza de Peniche

O projeto iniciou-se com D. João III na construção de uma fortaleza na península de Peniche, mas só na segunda metade do século XVI é que teve início, sob a responsabilidade de D. Luís de Ataíde, Conde de Atouguia.

Contudo, ao ser o Conde indigitado para o cargo de Vice-Rei da Índia, as obras foram interrompidas durante cinco anos entre 1567/1572. Ainda houve uma tentativa de continuação do projeto com a deslocação do arquiteto Filippo Terzi a Peniche, mas ficou sem efeito.

Fortaleza de Peniche
Na verdade a fortaleza só viria a ser concluída nos meados do século XVII, quando a Coroa levou a cabo uma remodelação profunda no sistema defensivo da Costa Portuguesa no período da Restauração.

Assim, em 1642 iniciou-se a ampliação da fortificação, ficando com proporções grandes, de planta estrelada irregular delimitada por uma cortina de muralhas com baluartes e uma segunda linha defensiva. Esta obra terminou em 1645. Destaca-se o antigo Palácio do Governador, destruído num incêndio em 1837.

Fortaleza de Peniche
A fortaleza continuou com a sua função de defesa da costa atlântica ao longo das centúrias, inclusivamente teve um papel relevante durante as Invasões Francesas e nas Lutas Liberais.

De 1934 a 1974 continuou com o seu papel de vigia ao albergar os presos políticos do Estado Novo. Em 1984 a Câmara Municipal transformou o espaço em Museu Municipal.

Classificação

Em 1938, a lista dos Monumentos Nacionais aumentou com a Fortaleza de Peniche.

Localização

Coordenadas GPS: N 39 21.254' W 009 22.859'  (39.35423, -9.38098)

Temas / Tags

Peniche, publicado em por