Com o nome de São Leonardo, é a única igreja erigida dedicada a este santo, e Atouguia de Baleia a única paroquia com o nome São Leonardo, em Portugal. Também é considerada como uma das principais realizações góticas no campo paroquial em todo o Portugal, principalmente nas localidades do litoral. As afinidades que os une inscrevem-se nas três naves, todas elas ligadas por arcos quebrados. É datada dos finais do século XII, de um estilo românico/gótico.

Igreja Matriz 0 1a625
Igreja Matriz 1 39142
Igreja Matriz 2 9eb5c

Descrição

Com uma posição longitudinal, de planta retangular, é formada por três naves e capela-mor. A fachada, com o pano central em que se abre o portal em arco quebrado, é formado por três arquivoltas que irrompem de pequenas colunas com decoração realista, encimado por uma grande rosácea. É ladeada por uma torre sineira rematada por duas pirâmides.

Igreja Matriz 3interior e97aa
Igreja Matriz - interior
Igreja Matriz - interior
Igreja Matriz - interior

O interior apresenta três naves e capela-mor, divididas por arcos quebrados. Possui duas capelas laterais e uma escadaria que dá acesso à torre sineira. É na capela-mor que se encontra o túmulo do primeiro Conde de Atouguia de Baleia.

Classificação

Está classificada como Monumento Nacional.

Localização

Coordenadas GPS: N 39 20.346' W 009 19.532'  (39.33910, -9.32553)

Temas / Tags

Atouguia da Baleia, publicado em por