Pelourinho de Pedrogão Grande
Um novo foral viria a ser outorgado em 1513 por D. Manuel, tudo indicando que o pelourinho foi levantado por esta atribuição, segundo a tipologia e heráldica que apresenta.
Pelourinho
Pelourinho e igreja
Pelourinho
Pelourinho

Um Pelourinho é atribuído às localidades devido à sua situação geográfica, populacional e até mesmo política. No caso de Pedrógão Grande foi no sentido populacional, uma vez que D. Afonso Henriques fez neste antigo território o devido repovoamento.

Entregou-o depois ao seu filho Pedro Afonso, o qual outorgou o primeiro foral à povoação em 1206. Um novo foral viria a ser outorgado em 1513 por D. Manuel, tudo indicando que o pelourinho foi levantado por esta atribuição, segundo a tipologia e heráldica que apresenta.

Descrição

Pelourinho
Pelourinho

Situado no largo do adro, mesmo ao lado da igreja, o pelourinho ergue-se sobre um soco de quatro degraus quadrangulares de aresta, com o conjunto da coluna e remate.

A coluna é oitavada de faces lisas, com uma base talhada na mesma pedra, consistindo um primeiro troço a anteceder a coluna. A rematar e sem capitel, um ábaco quadrado a indicar um tabuleiro que suporta uma esfera armilar de boas proporções encimado por um diminuto coruchéu cónico.

Classificação

Com indicação de que o pelourinho está incluído na classificação da Igreja Matriz, também está classificado individualmente como Imóvel de Interesse Público, desde 1933.

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Pedrógão Grande
ou neste concelho Pedrógão Grande
Outras localidades deste concelho Pedrógão Grande

Localização

O Pelourinho situa-se no extremo sul do adro da Igreja Matriz.

Coordenadas GPS: N 39 54.988' W 008 08.722'  (39.91647, -8.14537)

Temas / Tags

Pedrógão Grande, publicado em por