Castelo de Ranhados
O Castelo de Ranhados situa-se a cerca de 838 metros de altitude, onde poderá ter existido um castro proto-histórico posteriormente romanizado.
Castelo de Ranhados
Castelo de Ranhados
Castelo de Ranhados

O Castelo de Ranhados situa-se num cabeço sobranceiro à povoação do mesmo nome, a cerca de 838 metros de altitude, onde testemunhos  arqueológicos atestam ter existido um castro proto-histórico posteriormente romanizado.

A sua construção remonta ao Reinado de D. Dinis, quando este outorgou a carta de foral à povoação em 1286, com vista a incentivar o povoamento e sua defesa.

Em finais do século XIV as terras foram doadas aos irmãos Távoras, pelo que alguns autores defendem que o castelo tenha sido construído neste período, pela simplicidade do projecto e aparente ausência da Torre de Menagem.

Sem envolvimento conhecido nos principais episódios militares da época, a povoação e o seu castelo entraram em progressiva decadência, o que levou à extinção do concelho Ranhados e a sua integração no concelho de Mêda em 1836. A partir da extinção das ordens religiosas, a praça de armas passou ser utilizada como cemitério, função que conserva até hoje.

Classificação

Classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1977.

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Ranhados
ou neste concelho Mêda
Outras localidades deste concelho Mêda

Localização

Coordenadas GPS: N 40 59.613' W 007 19.866'  (40.99355, -7.33110)

Temas / Tags

Ranhados, publicado em por