Pelourinho de Folgosinho
Folgosinho recebeu sucessivas cartas de foral de D. Sancho I, D. Afonso II, D. Dinis e finalmente o foral novo de D. Manuel I em 1512, que levou à construção do respetivo pelourinho.
Temas / Tags

Em 1864 o pelourinho foi demolido e acabou por desaparecer quando foram calcetadas as ruas. Em 1937 foi construído um novo pelourinho por iniciativa da Junta de Freguesia de Melo baseando-se em imagens do anterior sem utilizar qualquer elemento do pelourinho original.

Descrição

Situado em frente da antiga casa da câmara, foi fabricado em cantaria de granito em arquitetura revivalista terminando em pinha cónica.

Composto por um fuste quadrado assente sobre três degraus quadrados, mostra nas quatro faces do capitel as Armas de Portugal, as Armas de Folgosinho, a Cruz de Cristo e a esfera armilar. Este cubo é sobreposto por uma peça cónica decorada com um cabo em espiral, e termina com um cata-vento em forma de galo, de ferro.

Na base tem a inscrição "DESTRUÍDO EM 1864 / RECONSTRUÍDO EM 1937"

Classificação

Está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1933.

Veja Também

  • Outras localidades deste concelho Gouveia

Localização

Coordenadas GPS: N 40 30.630' W 007 30.818'  (40.51050, -7.51363)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Capela de Santa Marta (Melo e Nabais, Gouveia)

(Distância: 2 km NW)
A Capela de Santa Marta ou Capela de Nossa Senhora da Conceição pode ter sido construída entre os meados do século XVI e início do século seguinte, tendo em conta o tipo de construção.

Pelourinho de Melo (Melo e Nabais, Gouveia)

(Distância: 2 km NW)
Um pelourinho datado do século XVI, foi erguido, após receber o foral por D. Manuel I em 1515, junto da Casa da Câmara.

Igreja da Misericórdia de Linhares da Beira (Linhares, Celorico da Beira)

(Distância: 5 km NE)
Uma construção da época românica, de que há ainda alguns sinais por exemplo no portal lateral, teve a Misericórdia desde 1576 e remodelações até ao século XVII. Composta de nave e três altares, inclui o coro-alto e o púlpito.

Fonte Babosa (Linhares, Celorico da Beira)

(Distância: 5 km NE)
Uma fonte construída na Baixa Idade Média para abastecimento de água à população local, tem uma bica que verte água para o tanque retangular e um brasão ao centro do espaldar.

Parque Ecológico de Gouveia (Gouveia, Gouveia)

(Distância: 5 km W)
O Parque Ecológico de Gouveia, criado em 1999 pelo Município numa área de 6 hectares, está equipado com diversas espécies de plantas e uma imensa série de animais, entre mamíferos, aves e répteis.

Fonte de Mergulho e Forum (Linhares, Celorico da Beira)

(Distância: 5 km NE)
A Fonte de Mergulho e por cima o Forum, o local com mesa e bancos onde se reuniam as altas figuras para administrar o concelho.

Curral do Negro (Gouveia, Gouveia)

(Distância: 5 km SW)
O Curral do Negro é um parque arborizado situado a cerca de 3 km de Gouveia. A sua extensão e localização permite grandes passeios pela natureza, descanso e tudo o mais.

Castelo de Linhares da Beira (Linhares, Celorico da Beira)

(Distância: 6 km NE)
No local do castelo pode ter havido um castro pré-romano que foi conquistado e destruído pelos mouros, sendo depois reconquistado no tempo de D. Afonso Henriques.

Museu da Miniatura Automóvel (Gouveia, Gouveia)

(Distância: 7 km W)
O Museu da Miniatura Automóvel foi inaugurado em 24 de novembro de 2007, com base na coleção de Fernando Taborda e com a colaboração da Câmara Municipal de Gouveia.

Espaço Arte e Memória (Gouveia, Gouveia)

(Distância: 7 km W)
Este museu, denominado de “Espaço Arte e Memória”, foi inaugurado em setembro de 2005, no antigo refeitório do Convento dos Jesuítas. Mostra a história e cultura de Gouveia.

gif