Um pelourinho neomanuelino que foi reconstruído recentemente, o fuste cilíndrico assenta sobre 6 degraus e termina no capitel de tipo gaiola terminado com uma pirâmide e uma esfera. Está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1933. Está erguido em frente da Antiga Câmara Municipal.

Localização

Este ponto está situado na localidade Fornos de Algodres, na freguesia Fornos de Algodres.

Coordenadas GPS: N 40 37.350' W 007 32.239'  (40.62250, -7.53732)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Junta de Freguesia de Fornos de Algodres

Junta de Freguesia de Fornos de Algodres - Visitar Portugal

(Distância: 4 m S)
Antigamente este era o edifício dos Paços do Concelho, ou Câmara Municipal, tendo à frente da porta o Pelourinho. Atualmente é a sede da Junta de Freguesia de Fornos de Algodres e tem no piso térreo uma biblioteca. Ao centro do tímpano da fachada está o escudo de D. João VI.

Solar dos Abreu Castelo Branco

Solar dos Abreu Castelo Branco - Visitar Portugal

(Distância: 21 m N)

Fonte e Lavadouro

Fonte e Lavadouro - Visitar Portugal

(Distância: 49 m SE)
Uma fonte de grande espaldar forrado a azulejos de padrão azul e branco limitado por pilastras e terminado um frontão. o espaço da fonte existe ainda um lavadouro comunitário coberto. O espaço da fonte e lavadouro é cercado por um muro.

Casa de Bernardo Costa Cabral

Casa de Bernardo Costa Cabral - Visitar Portugal

(Distância: 98 m W)
Casa do século XIX, que pertenceu a Bernardo da Costa Cabral, 1º Marquês de Tomar. Ali esteve o tribunal e atualmente é uma residência de estudantes.

Igreja da Misericórdia de Fornos de Algodres

Igreja da Misericórdia de Fornos de Algodres - Visitar Portugal

(Distância: 115 m W)
Igreja da Misericórdia de Fornos de Algodres ou Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, é uma igreja do século XVII com a fachada barroca joanina. No interior destaca-se a talha dourada e os quadros a óleo de Jerónimo da Cunha, do século XVIII.

Fonte na N16

Fonte na N16 - Visitar Portugal

(Distância: 143 m E)
Fonte de espaldar com a data de 1871, uma bica verte água para um tanque retangular. O espaldar é formado por lajes, ladeado por pilastras e encimado por um frontão triangular. Está inserida num grande espaço com banco de pedra.

gif