A Capela ou Ermida de Santa Bárbara tem origem no século XVIII, sendo alterada e ampliada nos tempos seguintes. A fachada principal é antecedida por um grande alpendre onde se situa um altar para missas campestres.
Situa-se a cerca de 900 metros a sul da sede da freguesia, Cortiçada.
A ermida é considerada como um santuário, havendo no mesmo terreno mesas e bancos para piqueniques num grande parque de merendas. Dali se avista uma excelente paisagem sobre toda a região em volta e sobre a aldeia de Cortiçada.
(Distância: 35 m SE) Um parque de merendas situado próximo da Capela de Santa Bárbara, com muitas mesas e bancos, próximo de árvores e de boas sombras e uma excelente paisagem.
(Distância: 930 m NE) Um cruzeiro com cerca de 3 metros de altura assente sobre uma base de secção quadrada e terminando numa cruz com os braços terminados em trevo.
(Distância: 950 m NE) Uma igreja situada no centro da localidade, em que se destaca a sineira dupla no lado direito e a fachada frontal terminada no tímpano curvado cortado pela base da cruz.
(Distância: 2 km W) Um cruzeiro com 4 metros de altura com o fuste sobre uma base de secção quadrada assente sobre dois degraus igualmente quadrados, termina com uma cruz de trevo.
(Distância: 3 km S) Uma igreja em que se destaca a torre sineira no lado direito com dois sinos e a fachada aberta pela porta sobreposta de outra porta com uma pequena sacada.
(Distância: 3 km S) A Capela de Santo António é uma pequena capela com a entrada antecedida por um alpendre onde está um altar e uma estátua do santo. Sem indicação da data de construção, nota-se que é recente ou pelo menos remodelada há pouco tempo.