Fortaleza do Cabo de São Vicente
Fortaleza do Cabo de São Vicente
Fortaleza do Cabo de São Vicente
Fortaleza do Cabo de São Vicente

A Fortaleza do Cabo de São Vicente, ou Antigo Convento do Corvo, está estrategicamente situada na defesa costeira do Algarve e na sua proximidade com o norte de África.

No extremo sudoeste da costa portuguesa, cedo, desde os meados do século V, este lugar era motivo de peregrinações dos cristãos que se deslocavam em romaria para visitar o túmulo de São Vicente, e daí a fortaleza ter o nome do Santo. Mais tarde, no século XII, o corpo de São Vicente foi, a mando de D. Afonso Henriques, trasladado para Lisboa aquando da destruição do túmulo pelas tropas muçulmanas.

Este lugar tinha dois pontos bastantes importantes, a existência de uma comunidade e a importância estratégica militar para os portugueses aquando das suas ocupações por terras africanas, por volta do século XV. Por conseguinte, o Bispo de Silves, D. Fernando Coutinho, mandou erguer umas casas, doadas aos Frades do Corvo. Enquanto isso, D. João III mandou erguer a fortaleza que foi terminada por D. Sebastião. Em 1587 a fortaleza seria destruída pelo corsário Inglês e, mais tarde, reedificado por Filipe III de Espanha.

Classificação

A fortaleza está classificada como Imóvel de Interesse Público.

Localização

Coordenadas GPS: N 37 01.383' W 008 59.783'  (37.02305, -8.99638)

Temas / Tags

Vila de Sagres, publicado em por