Igreja Matriz de Pereiro
Igreja Matriz de Pereiro
Igreja Matriz de Pereiro
Fachada principal e laterais da Igreja

Dificilmente se encontra descrições sejam históricas ou cronológicas destes templos religiosos do interior dos concelhos. No entanto, ao contrário do que se possa pensar, são estes mesmos que fazem a história de qualquer localidade e por vezes de Portugal.

Por isso, se aprofundarmos um pouco vamos encontrar verdadeiras jóias da coroa, e temos o exemplo deste templo que se situa um pouco afastado da população local, num pequeno morro e num cruzamento que liga às outras localidades do concelho.

Tem São Marcos como o seu orago e a referência mais antiga desta igreja remonta ao século XVI. A planta é retangular, constituída por nave e capela-mor, e está adossada a esta, no lado esquerdo, a torre sineira quadrangular e atrás desta a sacristia. Formada por quatro sinos, em arco de volta perfeita, a cobertura é em piramidal contornada por quatro pináculos. A fachada é formada pelo rasgo do portal, em verga reta e encimada por uma janela retangular. Termina com uma bonita e simples cruz em ferro forjado.

Coordenadas GPS: N 37 26.869' W 007 35.608'  (37.44782, -7.59347)

Temas / Tags

Pereiro, publicado em por