Igreja Matriz de Martim Longo
Sobre a Igreja de Martim Longo muito pouco ou quase nada se sabe, havendo porém alguns elementos que a indicam como uma das mais antigas no concelho.
Igreja Matriz de Martim Longo
Igreja e Torre sineira
Igreja Matriz de Martim Longo
Porta principal
Igreja Matriz de Martim Longo
Lateral da Igreja

Como a Igreja de Giões, esta também foi edificada em devoção a Nossa Senhora da Conceição, tendo sido finalizada em 1554, em pleno período manuelino.

Descrição

Da sua construção primitiva, os únicos elementos de destaque são os portais góticos, sendo o principal de um só colunelo. De uma raridade existente em Portugal, da qual só a Ermida de São Brás em Évora faz parte, são os contrafortes cilíndricos, indicando-nos uma mistura de arte entre o gótico-manuelino-mudéjar.

De planta retangular, formada por três naves e capela-mor, tem adossada a esta, à direita, a torre sineira. A fachada apresenta o portal de origem em verga de arco quebrado, encimado por uma janela retangular a iluminar o interior.

Uma verdadeira preciosidade que este templo era, veio contudo a ser vítima nos séculos seguintes à sua edificação de verdadeiras atrocidades das várias campanhas de obras a que foi sujeita, inclusivamente o desaparecimento de pinturas da qual só existe um pequeno pano.

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Martim Longo
ou neste concelho Alcoutim
Outras localidades deste concelho Alcoutim

Localização

Coordenadas GPS: N 37 26.448' W 007 46.303'  (37.44080, -7.77172)

Temas / Tags

Martim Longo, publicado em por