Igreja Matriz de Martim Longo
Igreja e Torre sineira
Igreja Matriz de Martim Longo
Porta principal
Igreja Matriz de Martim Longo
Lateral da Igreja

Sobre a Igreja de Martim Longo muito pouco ou quase nada se sabe, havendo porém alguns elementos que a indicam como uma das mais antigas no concelho. Como a Igreja de Giões, esta também foi edificada em devoção a Nossa Senhora da Conceição, tendo sido finalizada em 1554, em pleno período manuelino.

Descrição

Da sua construção primitiva, os únicos elementos de destaque são os portais góticos, sendo o principal de um só colunelo. De uma raridade existente em Portugal, da qual só a Ermida de São Brás em Évora faz parte, são os contrafortes cilíndricos, indicando-nos uma mistura de arte entre o gótico-manuelino-mudéjar.

De planta retangular, formada por três naves e capela-mor, tem adossada a esta, à direita, a torre sineira. A fachada apresenta o portal de origem em verga de arco quebrado, encimado por uma janela retangular a iluminar o interior.

Uma verdadeira preciosidade que este templo era, veio contudo a ser vítima nos séculos seguintes à sua edificação de verdadeiras atrocidades das várias campanhas de obras a que foi sujeita, inclusivamente o desaparecimento de pinturas da qual só existe um pequeno pano.

Localização

Coordenadas GPS: N 37 26.448' W 007 46.303'  (37.44080, -7.77172)

Temas / Tags

Martim Longo, publicado em por