Capela de Nossa Senhora da Oliveira
Igreja de Nossa
Senhora da Oliveira

Sob um auspicioso nome que lhe atribuem de Igreja de Clarines, acaba por se assemelhar a uma capela ou talvez mesmo a uma ermida, segundo reza a história.

De facto, e começando por esta última denominação, este templo religioso situado no monte Clarines esteve ligado a uma lenda da aparição da Virgem sobre uma oliveira. Por esta razão a dita árvore teria poderes curativos, segundo testemunhos descritos de que quem visitava o lugar e colocasse a cabeça numa cavidade lá existente curava das enxaquecas. E assim o local tornou-se num pequeno centro de peregrinações.

 
Capela de Nossa Senhora da Oliveira
Lateral da Igreja

Igreja porque representa um antigo templo visigótico, de origem tardio-medieval, com apresentação de elementos góticos nomeadamente as pilastras com motivos geométricos que estão incorporados na parede exterior junto à porta do lado direito. Atualmente é impossível tal observação, uma vez que semelhantes motivos possivelmente foram apagados com o arranjo da igreja.

O lugar de Clarines pertence à freguesia de Giões, logo esta freguesia tem uma igreja, e por isso o templo religioso situado no monte de Clarines poderá chamar-se de Capela de Nossa Senhora da Oliveira.

Coordenadas GPS: N 37 28.946' W 007 39.227'  (37.48243, -7.65378)

Temas / Tags

Clarines, publicado em por