Igreja de Nossa Senhora da Oliveira
Este templo religioso situado no monte Clarines esteve ligado a uma lenda da aparição da Virgem sobre uma oliveira que teria poderes curativos.
Capela de Nossa Senhora da Oliveira
Igreja de Nossa
Senhora da Oliveira

Sob um auspicioso nome que lhe atribuem de Igreja de Clarines, acaba por se assemelhar a uma capela ou talvez mesmo a uma ermida, segundo reza a história.

De facto, e começando por esta última denominação, este templo religioso situado no monte Clarines esteve ligado a uma lenda da aparição da Virgem sobre uma oliveira. Por esta razão a dita árvore teria poderes curativos, segundo testemunhos descritos de que quem visitava o lugar e colocasse a cabeça numa cavidade lá existente curava das enxaquecas. E assim o local tornou-se num pequeno centro de peregrinações.

Capela de Nossa Senhora da Oliveira
Lateral da Igreja

Igreja porque representa um antigo templo visigótico, de origem tardio-medieval, com apresentação de elementos góticos nomeadamente as pilastras com motivos geométricos que estão incorporados na parede exterior junto à porta do lado direito. Atualmente é impossível tal observação, uma vez que semelhantes motivos possivelmente foram apagados com o arranjo da igreja.

O lugar de Clarines pertence à freguesia de Giões, logo esta freguesia tem uma igreja, e por isso o templo religioso situado no monte de Clarines poderá chamar-se de Capela de Nossa Senhora da Oliveira.

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Clarines
ou neste concelho Alcoutim
Outras localidades deste concelho Alcoutim

Localização

Coordenadas GPS: N 37 28.946' W 007 39.227'  (37.48243, -7.65378)

Temas / Tags

Clarines, publicado em por