Pelourinho de Couto de Baixo

Este pelourinho diferencia-se dos outros pela sua simplicidade e por, ao contrário de degraus, ter um soco formado por um tronco cónico e liso com 70 cm de altura.

Concelho em 1514

Pelourinho de Couto de Baixo
Pelourinho e fonte
Pelourinho de Couto de Baixo
Pelourinho

Antes de 1514 Couto de Baixo pertencia ao Mosteiro de Lorvão, sendo a sede administrativa de um conjunto de terras daquele mosteiro.

A partir desse ano, Couto de Baixo torna-se sede de concelho após a outorga do foral manuelino, com a denominação de Rio de Asnos. Manteve-se nesta condição até ao século XIX em que foi extinto como concelho e passou a pertencer ao concelho de Viseu formando a sua própria freguesia com o nome de Couto de Baixo.

É atualmente uma freguesia que se juntou em 2013 com a vizinha Couto de Cima formando a freguesia Coutos de Viseu, denominação essa atribuída em 2015.

Originalidade

Situado no Largo do Pelourinho, juntamente com a Igreja Matriz e o Lavadouro, este pelourinho diferencia-se de todos os outros com a sua simplicidade e pela diferença do soco em que se ergue.

Ao contrário de ter os habituais degraus na base, estes foram substituídos por um soco super-dimensionado, formado por um tronco cónico e liso com 70 cm de altura.

Mudança do local e da base

Estando anteriormente num local um pouco afastado, mas ainda no mesmo largo, o pelourinho foi mudado para este local pelas obras de reorganização do largo e alargamento da rua, ainda no século XIX.

Os anteriores degraus que formavam a base do pelourinho eram possivelmente quatro, em que o de cima era também a base da coluna. As pedras destes degraus foram aproveitadas para o calcetamento deste espaço.

Na mudança do pelourinho para este local os degraus foram substituídos pelo soco em granito, aproveitado de um peso do lagar.

Coluna e remate

A coluna tem um fuste cilíndrico e também liso, com o topo ligeiramente maior, no qual assenta diretamente o remate sem capitel intermédio.

O remate é formado por um bloco prismático com cilindros, encimado por uma esfera achatada nos polos.

Os quatro cilindros ou colunelos abaixo da esfera, dispostos nos cantos e diametralmente opostos, são chanfrados na base.

Classificação

Este singelo pelourinho está classificado como Imóvel de Interesse Público, desde o ano de 1933.

Localização

Coordenadas GPS:
- DD.DDDDDº:     40.65802º  -8.00657º
- DDº MM.MMM':  N 40º 39.481'  W 008º 00.394'
- DDº MM' SS":    N 40º 39' 28.86"  W 008º 0' 23.64"

Referências

Temas / Tags




Couto de Baixo, , por:



Blog Visitar Portugal

Veja também