Atualmente desigando como Convento das Clarissas, este conjunto eclesiástico teve a sua origem como solar mandado construir no século XVIII.

O Solar

Convento de N Sra da Esperança
Convento
Convento de N Sra da Esperança
Capela

Atualmente desigando como Convento de Clarissas, o facto é que o conjunto eclesiástico teve a sua origem como solar.

Este solar foi mandado construir no século XVIII para servir de residência da Família do mandante da construção, o Capitão-mor de Abrantes e Cavaleiro da Ordem de Cristo João Marques Ferreira.

O Convento

O solar continuou na descendência durante o século XIX, e no século seguinte acabou nas mãos de uma senhora chamada D. Maria de Serpa Pimentel Themudo, sendo esta de um outro ramo do fundador.

Esta senhora Thenudo acabaria por doar toda a propriedade à Diocese de Portalegre que nela instalaram as Irmãs Clarissas do Desagravo, nascendo assim o Convento de Nossa Senhora da Esperança.

Descrição

Convento de N Sra da Esperança
Convento de N Sra da Esperança
Capela de S. João Batista

A capela anexada ao solar foi edificada na segunda metade do século XVIII, ainda na época do fundador, para servir de panteão da Família.

Dedicada a São João Batista, a fachada frontal da capela apresenta três panos, rematada por um frontão curvo.

Delimitada por pilastras e rematadas por pináculos de coruchéus, tem no piso térreo três rasgos, nomeadamente o portal principal em arco de volta perfeita ladeada por duas janelas retangulares na vertical. O conjunto é encimado por uma janela central de moldura reta ladeada por dois nichos com duas imagens em pedra, rematando com o frontão.

Localização

Coordenadas GPS: N 39 29.064' W 008 17.813'  (39.48440, -8.29688)
Montalvo, publicado em por

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Recentes