Igreja Matriz de Malhadas
Fachada frontal
Igreja Matriz de Malhadas
Fachada lateral
Igreja Matriz de Malhadas
Fachada posterior

Também dita Igreja Paroquial de Malhadas, ou Igreja de Nossa Senhora da Expectação devido ao seu padroeiro. Este templo é dos poucos existentes nesta parte de Portugal que está classificado.

Como acontece com a maior parte destes templos medievais transmontanos, é caracterizada com uma simplicidade tanto na estrutura como em elementos decorativos. Com esta simplicidade atribuiu-se estes templos aos séculos XIII e XIV, pertencendo assim ao Baixo Medieval estilisticamente situáveis entre o românico e gótico.

Relativamente a esta igreja, a falta de elementos cronológicos na sua construção faz com que as opiniões se dividam entre os estilos acima descritos. Crê-se que tenha sido construída até ao século XIII, altura em que, ao que tudo indica, a aldeia já estava referenciada.

Igreja Matriz de Malhadas
Portal

Na fachada apresenta um portal com três arquivoltas, sem tímpano, ornado unicamente por fiadas de esferas. Sobre esta eleva-se um alto campanário. O seu interior é formado por uma única nave com três tramos marcados por dois longos arcos quebrados e um terceiro abatido, destinado a suportar o coro alto. Seguindo a linha da simplicidade, a capela-mor é barroca.

Este templo está classificado como Imóvel de Interesse Público.

Coordenadas GPS: N 41 32.597' W 006 19.594'  (41.54328, -6.32657)
Malhadas, publicado em por

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Recentes