Situada no centro da vila, no Largo da Liberdade, a Igreja Matriz, que tem como orago a Nossa Senhora da Conceição, foi erigida sobre um outro templo ali existente em 1725, vindo a sofrer obras de remodelação em 1747.

Origem

Igreja Matriz de Barrancos
Exterior da Igreja

Situada no centro da vila, no Largo da Liberdade, a Igreja Matriz, que tem como orago Nossa Senhora da Conceição, resume-se à sua cronologia da edificação. Segundo dados, foi erigida sobre um outro templo ali existente em 1725, vindo a sofrer obras de remodelação em 1747.

Por gozar de uma proximidade com a vizinha Espanha, o templo religioso acaba por ter bastantes semelhanças com os templos espanhóis.

Fachada

De uma simplicidade, a fachada em empena triangular tem ao centro o portal em arco de volta perfeita, à semelhança de um género de retábulo, em que é ladeado por duas colunas onde assenta o entablamento. Este é sobreposto de um frontão triangular e encimado por um janela redonda em tímpano.

No remate, e no lado direito, está a pequena torre sineira quadrada com dois sinos e com uma cobertura piramidal.

Interior da Igreja

Igreja Matriz de Barrancos, interior
Interior da Igreja

O interior é formado por três naves separadas por dois arcos de volta perfeita, e capela-mor. As naves têm uma cobertura em abóbada e quatro capelas laterais.

Na capela-mor, o destaque vai para o altar de Nossa Senhora das Dores, de influência barroca, com indicações anteriores a 1725. Crê-se que a proveniência seja do desmantelamento da igreja de Nossa Senhora do Desterro, em Noudar.

Localização

Coordenadas GPS: N 38 07.770' W 006 58.559'  (38.12950, -6.97598)
Barrancos, publicado em por

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Recentes