Esta capela foi edificada no início do século XIX no local onde antes existiu um palheiro ou nicho que albergava um retábulo com as Alminhas das Areias.

História

Capela de Nossa Senhora do Parto
Fachada principal

Numa trilogia de nomes, igualmente está conhecida como Capela dos Campos, de Nossa Senhora do Bom Sucesso ou das Alminhas. Foi edificada no local onde antes existiu um palheiro ou nicho que albergava um retábulo com as Alminhas das Areias.

É uma construção que se realizou em 1800, com a abertura ao público só em 1819, sendo os seus responsáveis o Padre Dionísio de Oliveira Pacheco e os mesários da Irmandade das Almas. Em 1928 foi adquirida a imagem da Nossa Senhora do Parto, a qual passou a ser padroeira da capela.

Descrição

Capela de Nossa Senhora do Parto
Lado norte
Capela de Nossa Senhora do Parto
Lado sul

Delimitada por cunhais de pilastras, este pequeno templo religioso de planta retangular é formado de uma só nave com capela-mor.

A fachada é simples e singela, constituída por um frontão curvo rematada por uma cimalha também curva, com pináculos piramidais nas laterais. Tem como rasgos um portal em moldura reta ladeado por duas pequenas janelas retangulares. Este é encimado por um janelão com uma pequena sacada a acompanhar o frontão contracurvo, e do qual atualmente só existe metade, numa janela em arco quebrado.

Localização

Este templo religioso encontra-se no Largo 5 de Outubro, sendo ladeada pela estrada que segue para Furadouro.

Coordenadas GPS: N 40 51.606' W 008 37.729'  (40.86010, -8.62882)
Ovar, publicado em por

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Recentes