A primeira edificação deu-se no período anterior ao ano 1623, sendo reedificada nos finais do século XIX na sequência da elevação da rua, para evitar as cheias do rio.

História

Capela N Sra da Graça
Fachada frontal

Uma interessante história de uma verdadeira crença para todos aqueles que comungam a mesma ideia, faz a história desta capela situada no centro histórico da cidade.

Lenda ou não, a capela foi edificada em virtude de ter aparecido neste preciso lugar a imagem de Nossa Senhora que livrou a população da peste que na altura assolava o país.

A primeira edificação deu-se no período anterior ao ano 1623, uma vez que há referências neste ano. Tudo indica que entre os anos de 1666 e 1668 foi substituída para mais tarde, já nos finais do século XIX, ser reedificada na sequência da elevação da rua, para evitar as cheias do rio.

Descrição

Capela N Sra da Graça
Lateral norte

Capela maneirista desenvolvendo-se longitudinalmente, apresenta uma planta retangular de nave e capela-mor. A fachada principal, delimitada por cunhais de pilastras, é formada por três panos, com o pano central na torre sineira.

A porta é em arco de volta perfeita encimada por um nicho com a imagem da Nossa Senhora da Graça e terminado num frontão triangular. O seguimento é feito pela sineira que finaliza com uma cobertura redonda. Nos panos laterais, a nível do nicho, estão dois janelões retangulares com frontão triangular interrompido.

Localização

Esta igreja situa-se no centro da cidade, na junção entre as ruas Elias Garcia e Gomes Freire.

Coordenadas GPS: N 40 51.600' W 008 37.325'  (40.86000, -8.62208)
Ovar, publicado em por

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Recentes