A edificação da igreja é dos finais do século XIX, sobre as fundações de uma outra anterior, com o início da sua construção em 1862 e final em 1895.

Descrição

Igreja de Nossa Senhora da Assunção
Fachada da Igreja

A Igreja, que é dedicada a Nossa Senhora da Assunção, é um dos templos religiosos que está incluído na rota dos revestidos a azulejos.

Sobre esta, somente se sabe que a sua edificação é dos finais do século XIX, sobre as fundações de uma outra anterior, com o início da sua construção em 1862 e final em 1895.

Simples e eclética, apresenta-se numa planta longitudinal formada por nave e capela-mor.

Adossada a esta está a torre sineira no lado direito e, no mesmo lado correspondente à nave, está uma capela lateral seguindo-se a sacristia adossada à capela-mor. No lado oposto está uma outra capela que se adossa à nave.

Fachada

Igreja de Nossa Senhora da Assunção
Lado Norte
Igreja de Nossa Senhora da Assunção
Lado Sul

A fachada, toda revestida a azulejos, é coroada por um frontão contracurvado.

Tem como rasgos o portal principal em moldura reta encimado por uma janela quase com a mesma dimensão do portal. A finalizar está um nicho com uma imagem de pedra da Nossa Senhora da Assunção.

A ladear este eixo central, estão duas janelas, ambas de moldura reta. No frontão, ao centro, está uma pequena janela circular.

Localização

No centro da localidade, esta igreja está situada no fim de um amplo espaço empedrado e ajardinado, em frente da Avenida da Praia.

Coordenadas GPS: N 40 57.339' W 008 37.502'  (40.95565, -8.62503)

 

Esmoriz, publicado em por

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Recentes