Com a edificação terminada em 1504, este edifício foi sujeito a um alargado compromisso à Confraria de S. Pedro e dos Clérigos à Confraria de Nossa Senhora de Campos, por parte do Rei D. Manuel. Entretanto as reformas hospitalares feitas por este monarca ainda no século XVI fizeram com que outras confrarias fossem anexadas a esta.
As reformas continuaram durante o século XVIII até que, no século XIX, foi decretada a anexação à Misericórdia.
Sendo um edifício do século XVI, a fachada já pertence ao século XVIII devido a ter sofrido uma reconstrução.
Esta está posicionada para a praça, com a porta principal em arco abatido. Está ladeada por pilastras e liga-se ao piso superior, por uma sacada de guarda em pedra, a uma janela em arco abatido rematado por um frontão triangular, que possui o escudo nacional. Esta está ladeada por dois nichos.
Este ponto está situado na localidade Montemor-o-Velho, na freguesia Montemor-o-Velho e Gatões.
(Distância: 17 m NE)
Situado na Praça da República, este edifício ocupa um dos seus lados. Não há indicação sobre a sua construção, sabendo-se apenas que está compreendida entre 1889 e 1892.
(Distância: 79 m E)
Cedo a instituição da Misericórdia foi implantada em Montemor e, uma vez confirmada por D. João III, logo a igreja foi edificada com a sua finalização em 1555, nove anos depois da instituição.
(Distância: 140 m NW)
Está datado do século XV, mas a sua história remonta a muitos séculos, ao ponto da arqueologia ainda não ter conseguido as suas verdadeiras origens.
(Distância: 225 m NE)
A Junta de Freguesia pertence a Montemor-o-Velho e é sede da União de Freguesias desta e de Gatões.
(Distância: 289 m N)
O Castelo de Montemor-o-Velho, estrategicamente localizado, é possível que remonte aos tempos pré-históricos mas teve ocupação Romana.
(Distância: 616 m NE)
Situada no Largo dos Anjos em frente do Convento de Nossa Senhora dos Anjos, esta fonte surgiu através de um acordo entre personagens do campo político, judicial, religioso e social, sendo edificada em 1551.
(Distância: 641 m NE)
Fundado em 1494 pelos frades eremitas de Santo Agostinho calçados, veio a sofrer profundas remodelações nos séculos XVI e XVII.
(Distância: 3 km SE)
O Apeadeiro de Montemor-o-Velho ou simplesmente Apeadeiro de Montemor, está situado na localidade de Santa Isabel, pertencente a Alfarelos. Localiza-se no outro lado do rio Mondego em relação à vila de Montemor-o-Velho.
(Distância: 3 km SE)
(Distância: 3 km SE)