Santuario Senhor da Serra
Santuario Senhor da Serra
Santuario Senhor da Serra
Santuario Senhor da Serra

Uma interessante história de devoção conduziu o lugar onde atualmente está edificado o santuário, numa verdadeira adoração do Senhor da Serra, transformando-o num dos principais centros religiosos do centro do país desde o século XVII. Veio a perder este estatuto para Fátima, após as aparições.

Santuario Senhor da Serra
Santuario Senhor da Serra
Santuario Senhor da Serra

Por um simples ato de devoção de um casal da zona, num cumprimento de voto de fé, colocaram uma imagem da qual depressa correu a fama milagrosa. Este cenário deu origem à atração de peregrinos que, a cada dia que passava, se tornava numa verdadeira romaria de toda a parte do centro do país. Aqui começa uma segunda parte da história, que está relacionada com o Mosteiro Beneditino de Santa Maria de Semide. Numa das muitas viagens que os criados do convento faziam, acabaram por levar a imagem, para que as freiras a venerassem. Estas mandaram fazer um nicho no Senhor da Serra, acabando por mandar construir uma capela no atual sítio. Para aí levaram a imagem em 1653, pois o nicho não era condizente com a imagem e também cada dia que passava aumentava o número de devotos.

A capela apresenta-se numa planta retangular, formada por uma nave e capela-mor poligonal. A torre sineira ergue-se ao centro da fachada principal que, na sua base, é rasgada pelo portal com uma moldura piramidal acompanhando a galilé.

Coordenadas GPS: N 40 09.218' W 008 20.688'  (40.15363, -8.34480)

Temas / Tags

Semide, publicado em por