Situado na praça dos Paços do Concelho, em frente deste edifício, é um Imóvel de Interesse Público construído em estilo manuelino.

Situado na praça dos Paços do Concelho, em frente deste edifício, é um Imóvel de Interesse Público construído em estilo manuelino.

O propósito do Pelourinho situar-se na praça principal fora das muralhas,fica a dever-se à transferência de poderes verificados entre a transição da Idade Média e a Época Moderna,configurando assim a atual praça e consequentemente a decadência do Castelo,pois este tinha sido sede do poder desde 1202,altura em que recebeu o primeiro foral.

O Pelourinho só surgiu na primeira década do séc. XVI,articulando-se com o novo foral atribuído pelo rei D.Manuel á localidade em 1510,e que ordenou igualmente a inclusão das suas armas na fachada principal da Câmara.

Descrição

Pelourinho

Pertence ao estilo manuelino de pinha piramidal, tipo heráldico, decorado com meias esferas, motivos vegetalistas estilizadas e ainda com ferros de sujeição.

Possui seis degraus octogonais, coluna sem base, fuste octogonal de superfície plana e com peça cilíndrica decorada com esferas armilares.

Classificação

Está considerado como Imóvel de Interesse Público desde 1933

Localização

Coordenadas GPS: N 40 04.665' W 007 29.741'  (40.07775, -7.49568)
Castelo Novo, publicado em por