Castelo de Castelo Branco
Castelo de Castelo Branco
Originalmente, onde se situa o castelo foi um castro pré-histórico que viu várias civilizações passarem como os romanos, suevos, visigodos e os muçulmanos.
Castelo - interior
Castelo - muralhas

Com a Reconquista Cristâ, em 1165, foi tomado aos muçulmanos e doado à Ordem dos Templários por D. Afonso Henriques, para que a povoasse e defendesse. Entre 1214 e 1230 surgiu em Castelo Branco a primeira muralha, integrando com os Castelos de Almourol, Monsanto, Pombal, Tomar e Zêzere, formando uma defesa denominada de Linha da Raia ou Linha do Tejo.

No Reinado de D. Dinis a Ordem do Cristo deu lugar à do Templo, época em que o monarca mandou erigir a Torre de Menagem, de planta poligonal.

No final do século XIII os muros eram rasgados por quatro portas, a do Ouro, de Santiago, de Pelame e da Traição.

D. Afonso IV mandou erguer novas muralhas para as vilas de Castelo Branco e Nisa, surgindo assim uma segunda muralha, e esta envolvendo a vila.

No reinado D. João I ergueu-se o palácio com vários anexos. A barbacã foi a próxima a ser edificada, no séc. XV.

Finalmente no Reinado de D. Manuel, encontrando-se já no Livro de Armas, as partes dominantes do castelo foram a Torre de Menagem, a dupla cerca, a Torre do Relógio e as oito portas já existentes nesta época. É injusto que, por muito pouco que reste do castelo, ainda não esteja classificado.

Localização

Este ponto está situado na localidade Castelo Branco, na freguesia Castelo Branco.

Coordenadas GPS: N 39 49.525' W 007 29.783'  (39.82542, -7.49638)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Igreja de Santa Maria

Igreja de Santa Maria - Visitar Portugal

(Distância: 66 m W)
Foi construída provavelmente no século XII e reedificada no século XIII pelos Templários, tendo mais tarde, pelas Invasões Francesas, sofrido atos de vandalismo e ficado reduzida a ruínas.

Solar dos Cunha ou Solar dos Mota

Solar dos Cunha ou Solar dos Mota - Visitar Portugal

(Distância: 248 m E)
A construção do edifício data do final do século XVII, com funções residenciais pela família Guilherme da Cunha, sendo remodelado em 1870.

Casa do Arco do Bispo

Casa do Arco do Bispo - Visitar Portugal

(Distância: 249 m E)
Casa datada do século XIII, está situada na Praça Velha ou Praça do Camões. Crê-se que originalmente pudesse ser a Porta de Pelame, uma das portas da defesa da cidade.

Antiga Câmara Municipal

Antiga Câmara Municipal - Visitar Portugal

(Distância: 256 m E)
Edifício construído do século XVI, aqui funcionou a câmara, tribunal e cadeia, e posteriormente acolheu a Biblioteca Municipal. O campanário, ainda existente na atualidade, serviria para anunciar o fecho das portas defensivas da cidade.

Capela de Nossa Senhora da Ajuda

Capela de Nossa Senhora da Ajuda - Visitar Portugal

(Distância: 306 m E)
A Capela de Nossa Senhora da Ajuda foi construída no século XVIII, apresentando uma frontaria barroca.

Torre do Relógio

Torre do Relógio - Visitar Portugal

(Distância: 320 m E)
Arquitetura militar e medieval e comunicações, oitocentista, a torre quadrangular integrava a antiga muralha exterior à povoação, transformada no século XIX em Torre do Relógio.

Igreja do Espírito Santo

Igreja do Espírito Santo - Visitar Portugal

(Distância: 347 m S)
Pertença em tempos da Ordem de Cristo, este templo mantém, relativo a essa época, apenas um portal romano, apresentando também uma torre sineira com coroamento piramidal.

Cruzeiro de São João

Cruzeiro de São João - Visitar Portugal

(Distância: 368 m NE)
O cruzeiro de São João é um exemplo da arquitectura religiosa manuelina, rico em detalhes e pormenores. Talhado em granito, terá sido construído no século XVI.

Jardim do Paço Episcopal

Jardim do Paço Episcopal - Visitar Portugal

(Distância: 371 m NE)
Um dos ex-libris da cidade, é um dos mais extraordinários jardins barrocos portugueses e por si só justifica a visita à cidade.

Museu Francisco Tavares Proença Júnior

Museu Francisco Tavares Proença Júnior - Visitar Portugal

(Distância: 380 m NE)
Este Museu foi criado em 1910 por este arqueólogo que lhe deu o nome, pretendendo realizar o estudo e recolha de elementos para as coleções de arqueologia, arte sacra e têxteis.

gif