Castelo de Belmonte
O Castelo de Belmonte pertence a uma das quatro vilas Históricas de Castelo Branco e das doze de Portugal. Daqui partiu Pedro Álvares Cabral para descobrir o Brasil.
Temas / Tags
Castelo
Castelo
Castelo - Janela Manuelina
Janela
Manuelina
Castelo - interior
Interior do castelo
Castelo - interior
Interior do castelo

Tem todas as condições para ser uma verdadeira Vila histórica na sua plenitude tanto na sua afirmação e consolidação da fronteira oriental, como na base dos descobrimentos. É neste pedaço territorial que uma importante edificação como o Castelo de Belmonte surgiu para a defesa e consolidação deste mesmo território.

Mandado edificar por D. Sancho I nos finais do século XII e princípios do XIII, pensa-se inclusivamente que poderia corresponder a uma maior antiguidade, relacionado com o povoamento romano. Depressa se desvaneceu tal ideia, devido as escavações arqueológicas que não identificaram qualquer vestígio daquela época.

Da época românica, esta edificação é feita sobre um primitivo povoado pré-românico, periférico e de escassa relevância política, mas que foi dotada de uma muralha através de vestígios de um alicerce e pela referência duocentista de muro pré-existente.

A Torre de Menagem torna-se na única estrutura Dionisina do conjunto. Edificada sobre uma sapata e de grandes silhares bem aparelhados e siglados, adossa-se no lado sul das muralhas protegendo a entrada principal.

Com o tratado de Alcanices e com o deslocamento da fronteira mais para nascente, a fortaleza perdeu parte da sua importância estratégica e, como tal, a estrutura viria a dotar-se de outra capacidade, instituída pela Dinastia de Avis, em servir de Paço Senhorial para os futuros Alcaides de Belmonte. Assim sendo, nos finais do século XIV D. João I nomeou como alcaide Luís Alvares Cabral.

Desde então foram vários os momentos de obras, numa restruturação de adatação, e já no reinado de D. Afonso V Fernando Cabral empreendeu a edificação do Paço.

A planta do Castelo é ovalada, com as muralhas sem ameias, com uma Torre de Menagem quadrada a sudoeste adossada pelo exterior. É de salientar o Paço arruinado, que se estende pelo lado ocidental, integrado nas muralhas, que é enriquecido por uma Janela Manuelina.

E aqui chegaram povos Judaicos em busca de um lugar para viver em paz.

Classificação

Este Monumento está classificado com Monumento Nacional desde 1927.

Veja Também

  • Outras localidades deste concelho Belmonte

Localização

Coordenadas GPS: N 40 21.547' W 007 20.896'  (40.35912, -7.34827)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Igreja de São Tiago (Belmonte, Belmonte)

(Distância: 73 m W)
A Igreja de São Tiago é um verdadeiro testemunho do românico na Beira Interior e um dos elementos chave daquele estilo na região.

Sinagoga Bet Eliahu (Belmonte, Belmonte)

(Distância: 87 m SE)
Nesta vila, sendo maioritariamente Judia e com uma comunidade enraizada de tantos anos, não deixa de ter a sua importância uma sinagoga.

Pelourinho de Belmonte (Belmonte, Belmonte)

(Distância: 139 m SW)
Pelourinho quatrocentista, ergue-se sobre uma base moderna constituída por três degraus octogonais.

Pedro Álvares Cabral (Belmonte, Belmonte)

(Distância: 186 m W)
Pedro Álvares Cabral foi o Homem e Navegador que descobriu o Brasil enquanto seguia a caminho da Índia.

Câmara Municipal de Belmonte (Belmonte, Belmonte)

(Distância: 247 m W)
Câmara Municipal de Belmonte - Rua Pedro Álvares Cabral, 135 - 6250-088 Belmonte

Torre de Centum Cellas (Colmeal da Torre, Belmonte)

(Distância: 2 km N)
Torre de Centum Cellas, Centum Cellae, Centum Celli ou Centum Coelli, também denominada como Torre de São Cornélio, trata-se de um singular monumento atualmente em ruínas.

gif