Bemposta, sendo atualmente uma freguesia do concelho do Mogadouro, desde muito cedo teve um papel de grande relevância entre 1315, ano em que subiu a vila tornando-se assim concelho, e 1836, ano em que perdeu a concelhia a favor de Mogadouro.

Pelourinho de Bemposta
Pelourinho de Bemposta

Contudo, e aproveitando a boa situação da vila de Bemposta, D. Manuel outorgou o novo foral em 1512. Na sequência deste feito, foi erguido o pelourinho no largo da aldeia, mantendo a mesma tipologia de outros monumentos do mesmo  concelho.

O pelourinho levanta-se num soco de dois largos degraus quadrangulares de aresta. A base da coluna é circular, com o topo a afeiçoar de forma a ajustar-se à menor largura do fuste. Este é cilíndrico e liso composto por dois tambores, sendo o inferior três vezes mais alto que o superior. Este, num dos lados, ostenta as armas do Reino. Sobre esta assenta um arremedo de capitel com a mesma secção de fuste, de onde saem quatro braços em forma de cruz. O remate é uma pirâmide de secção circular encimada por dois pequenos discos.

Está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1933.

Coordenadas GPS: N 41 18.670' W 006 30.191'  (41.31117, -6.50318)

Temas / Tags

Bemposta, publicado em por