Igreja Matriz de Malhadas
Também dita Igreja Paroquial de Malhadas, ou Igreja de Nossa Senhora da Expectação devido ao seu padroeiro, atribuiu-se este templo aos sécs. XIII e XIV, pertencendo assim ao Baixo Medieval estilisticamente situáveis entre o românico e gótico.
Temas / Tags
Igreja Matriz de Malhadas
Fachada frontal
Igreja Matriz de Malhadas
Fachada lateral
Igreja Matriz de Malhadas
Fachada posterior

Este templo é dos poucos existentes nesta parte de Portugal que está classificado.

Como acontece com a maior parte destes templos medievais transmontanos, é caracterizada com uma simplicidade tanto na estrutura como em elementos decorativos. Com esta simplicidade atribuiu-se estes templos aos séculos XIII e XIV, pertencendo assim ao Baixo Medieval estilisticamente situáveis entre o românico e gótico.

Relativamente a esta igreja, a falta de elementos cronológicos na sua construção faz com que as opiniões se dividam entre os estilos acima descritos. Crê-se que tenha sido construída até ao século XIII, altura em que, ao que tudo indica, a aldeia já estava referenciada.

Descrição

Igreja Matriz de Malhadas
Portal

Na fachada apresenta um portal com três arquivoltas, sem tímpano, ornado unicamente por fiadas de esferas. Sobre esta eleva-se um alto campanário.

O seu interior é formado por uma única nave com três tramos marcados por dois longos arcos quebrados e um terceiro abatido, destinado a suportar o coro alto. Seguindo a linha da simplicidade, a capela-mor é barroca.

Classificação

Este templo está classificado como Imóvel de Interesse Público.

Veja Também

Localização

Coordenadas GPS: N 41 32.597' W 006 19.594'  (41.54328, -6.32657)
Malhadas, publicado em por