Pelourinho de Nozelos
Este pelourinho terminou partido em três partes na berma da estrada, sendo depois recolhido pela Junta de Freguesia de Arcas, à qual pertence Nozelas, com vista ao seu restauro e para levar para o local por ele de direito.

Possuir um Pelourinho é um estatuto para a própria população, e esta não foge à regra. Foi importante durante a Idade Média, em que Nozelos foi vila e sede do concelho, com um plano de relevo à própria localidade de Macedo de Cavaleiros.

Pelourinho de Nozelos
Pelourinho de Nozelos

Em 1284 esta localidade recebeu a carta de foral no reinado de D. Dinis, e também pertenceu à casa de Bragança, fazendo com que este seja Medieval, provavelmente datado dos séculos XIII e XIV.

Contudo, a importância foi tal que terminou partido em três partes na berma da estrada. Foi recolhido pela Junta de Freguesia de Arcas, à qual pertence Nozelas, com vista ao seu restauro e para levar para o local por ele de direito.

Os fragmentos permitiram reconstruir um fuste oitavado, resultante de chanframento de arestas de um pilar de secção quadrada, com capitel composto por espessamento do fuste, e pequeno remate tronco-cónico truncado, talhado no mesmo bloco.

O fuste tem uma inscrição a meio de altura, ainda não decifrada.

Classificação

Está considerado como Imóvel de Interesse Público.

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Arcas
ou neste concelho Macedo de Cavaleiros
Outras localidades deste concelho Macedo de Cavaleiros

Localização

Coordenadas GPS: N 41 38.718' W 007 04.363'  (41.64530, -7.07272)

Temas / Tags

Arcas, publicado em por