Aldeia perdida no tempo (Guadramil)

Aldeia perdida no tempo
Guardramil é uma pequena aldeia que parece ter parado no tempo. Habitada quase exclusivamente por pessoas de idade avançada, viu a maior parte da população sair para as grandes cidades ou para o estrangeiro.
   

Antigo Ferreiro de Guadramil (Guadramil)

Antigo Ferreiro de Guadramil
Uma das casas onde em tempos existiu um ferreiro está aberta para ser visitada
   

Fotos da paisagem e do rio (Guadramil)

Fotos da paisagem e do rio
Uma dos pontos altos nestas aldeias é a paisagem. Montes, serras, árvores, tudo isso temos à nossa volta, o que os habitantes das cidades quase não sabem que existe.
   

Igreja Matriz de Guadramil (Guadramil)

Igreja Matriz de Guadramil
Como em todas as aldeias e vilas deste país, começando pelas mais antigas, também Guadramil tem a sua igreja, sendo esta construída num local elevado acima e à vista de toda a povoação. Chega-se lá por ruas estreitas e a subida assim ao calor ainda custa mais.
Coordenadas GPS: N 41 54.910' W 006 34.125'
   

Lagar para produção do vinho (Guadramil)

Lagar para produção do vinho
Outro ponto obrigatório nas aldeias, e que as tornava autosuficientes, era um lagar para pisar as uvas e assim produzirem o vinho necessário para consumo próprio ou para trocas comerciais com as populações vizinhas.
Coordenadas GPS: N 41 54.914' W 006 34.178'
   

Moinho de água (Guadramil)

Moinho de água
Outro dos pontos a visitar obrigatoriamente nesta aldeia é a sua antiga azenha, ou moinho de água, que durante muitos anos produziu a farinha necessária ao sustento dos habitantes.
Coordenadas GPS: N 41 54.951' W 006 34.226'
   

Tanques e lavadouro (Guadramil)

Tanques e lavadouro
Tal como em todas as aldeias, também aqui existe um lavadouro com vários tanques, ponto obrigatório de encontro dos populares para assim porem as conversas em dia.
Coordenadas GPS: N 41 54.902' W 006 34.196'