Guardramil é uma pequena aldeia que parece ter parado no tempo. Habitada quase exclusivamente por pessoas de idade avançada, viu a maior parte da população sair para as grandes cidades ou para o estrangeiro.

No entanto, é uma aldeia onde vale a pena passar um tempo para ver e admirar o que ali existe e nos faz recordar o tempo antigo e para conversar com os habitantes locais que estão sempre dispostos a bem receber os visitantes e a conversar com eles.

É um espaço de ar limpo, longe da confusão, da poluição e do barulho das cidades, longe da confusão do trânsito e das pessoas sempre apressadas para os empregos, para casa ou para as compras. Uma aldeia rodeada de árvores no meio da natureza, um espaço de bem viver calmo e de confraternização que é muito difícil ver nos meios urbanos. Os habitantes dedicam-se ao que mais gostam, os campos cultivados e os animais, e principalmente ao convívio salutar.

Durante o tempo que ai estivemos tivemos um habitante local que nos levou a ver alguns dos pontos antigos e que formam na atualidade um verdadeiro museu.

Rua da Aldeia
Rua da Aldeia
Rua da Aldeia
Rua da Aldeia

Estas fotos mostram algumas ruas da aldeia e o largo central onde todos se juntam na conversa seja entre eles seja com quem passa.

Guadramil, publicado em por