Ponte Romana de Gimonde
Mais uma Ponte Romana, também com a denominação de Ponte Velha, que atravessa o Rio Malara. Foi edificada no tempo da presença dos romanos em Trás-os-Montes.
Ponte Romana
Ponte Romana
Ponte Romana

Esta via, classificada como a XVII, faz a ligação de Bracara Augusta (Braga) a Astorga, passando por Aquae Flaviae (Chaves), servindo ao mesmo tempo o Castro de Gimonde. Deste castro foram recolhidos vestígios provenientes desta mesma ocupação.

Inicialmente foi construída com materiais locais como o xisto e argamassado com barro, tendo sido substituído por alvenaria de xisto, mantendo-se assim até agora.

Descrição

É formada por seis arcos quase iguais de volta perfeita construídos com aduelas estreitas e compridas em placas de xisto aparelhadas. Em ambos os lados existem cinco talhamares de perfil triangular. O tabuleiro em corcova encontra-se delimitado por guardas de xisto com 40mm de espessura.

Esta ponte consiste em cento e quarenta e quatro metros de comprido por quatro metros e meio de largura total, tornando-se assim Imóvel de Interesse Público.

Ponte romana vista da igreja

Outra perspetiva da ponte romana, vista da Igreja Matriz de Gimonde.

Veja outros pontos de interesse
nesta localidade Gimonde
ou neste concelho Bragança
Outras localidades deste concelho Bragança

Localização

Coordenadas GPS: N 41 48.200' W 006 41.848'  (41.80333, -6.69747)

Temas / Tags

Gimonde, publicado em por