Antigo Paço Episcopal
Conhecido como o antigo Paço Episcopal, este edifício, datado do século XVII, veio no século seguinte a sofrer obras de aumento, até atingir a forma atual.
Temas / Tags
Paço Episcopal
Paço Episcopal

Paço Episcopal até 1910, veio a ser abandonado até 1915, ano em que se deu a entrada do segundo inquilino, o arquivo do Registo Civil, passando pela Guarda Nacional Republicana, sendo o terceiro inquilino a Biblioteca Nacional e tendo finalmente, e até hoje, recebido o Museu Regional de Abade de Baçal.

Com uma fachada dividida em três panos, mostra-nos a sua simplicidade com um elemento barroco pertencente à segunda metade do séc. XVII, o brasão de armas do Bispo D. João de Sousa Carvalho. Constituído também por janelas de sacada, protegido por um gradeamento de ferro forjado.

No seu interior ainda se conservam algumas dependências setecentistas, como no átrio do museu que é precedido por um arco de volta perfeita com uma escadaria de granito, terminando numa varanda de dois arcos e balaustrada. Duas salas apresentam os respectivos tectos apainelados do século XVIII, em madeira de castanho, estando ao centro destes os brasões de armas Episcopais Barrocos.

A Capela do Paço, também setecentista, apresenta uma abóbada de berço de madeira pintada. O retábulo da Capela Episcopal apresenta uma pintura marmoreada sobre a estrutura de madeira entalhada.

Veja Também

Localização

Coordenadas GPS: N 41 48.414' W 006 45.294'  (41.80690, -6.75490)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Convento e Igreja de Santa Clara (Bragança, Bragança)

(Distância: 45 m SW)
O aparecimento do Convento na cidade de Bragança teve as mesmas razões de outros conventos, o acolhimentos das filhas dos senhores mais abastados da cidade.

Igreja da Misericórdia (Bragança, Bragança)

(Distância: 93 m S)
A fundação da Santa Casa da Misericórdia de Bragança decorreu no ano de 1518, e fundou-se também uma Igreja dedicada ao Espírito Santo.

Cruzeiro da Sé (Bragança, Bragança)

(Distância: 172 m SW)
Situado na Praça da Sé, a principal de Bragança, apresenta-se um cruzeiro com um fuste serpenteado sobre uma plataforma de três degraus quadrados.

Praça da Sé (Bragança, Bragança)

(Distância: 172 m SW)
Pequeno largo no centro da cidade com a denominação da Sé, justamente por estar ao lado da Sé Velha.

Sé Velha de Bragança (Bragança, Bragança)

(Distância: 173 m SW)
A igreja que funcionou como Sé Catedral foi inicialmente projectada para, com o desejo do povo e do Duque de Bragança, construir um Convento da Ordem das Clarissas.

Museu Abade de Baçal (Bragança, Bragança)

(Distância: 209 m SE)
A funcionar desde 1915, instalado no antigo edifício do antigo Paço Episcopal de Bragança, este museu mostra coleções de arte sacra, arqueologia, ourivesaria, pintura. Destaca-se as obras de José Malhoa, Abel Salazar e Almada Negreiros.

Igreja de São Vicente (Bragança, Bragança)

(Distância: 259 m SE)
A Igreja de São Vicente, dos templos religiosos mais emblemáticos da cidade, foi palco de dois acontecimentos históricos, o secreto casamento de D. Pedro I e Dona Inês de Castro e a partida da oposição às Invasões Francesas.

Jardim dos Espelhos (Bragança, Bragança)

(Distância: 312 m SW)
Jardim dos Espelhos, o nome comum do Jardim António José de Almeida, é um pequeno jardim junto das traseiras da Sé de Bragança.

Igreja de São Bento (Bragança, Bragança)

(Distância: 401 m SE)
O Convento foi fundado em 1590, a mando de uma dama nobre brigantina, utilizando as suas casas e da qual subsiste o brasão de armas no exterior da Igreja.

Cidadela de Bragança (Bragança, Bragança)

(Distância: 469 m SE)
Uma cidade dentro de outra com quase 900 anos de diferença. A cidade dos primórdios a Nacionalidade iniciou-se e reforçou-se, tornando-se na cidade de hoje.

gif