Substituindo uma outra românica, a Igreja Velha serviu a localidade até ao início do século XX. Este templo do século XVI viria a sofrer campanhas de obras nos séculos XVIII e XIX, até ao seu aspeto atual.

História

Igreja Velha
Fachada

É no lugar da Carvalhosa que o templo do século XVI vem apagar os vestígios de um outro do período românico.

De seus nomes de São Paio, Velha e finalmente Paroquial, foi o templo que serviu a localidade até ao início do século XX, aquando da construção de uma nova. Este templo do século XVI viria a sofrer campanhas de obras nos séculos XVIII e XIX, dos quais atingiria o aspeto atual.

Descrição

Igreja Velha
Lado oeste e norte
Igreja Velha
Lado sul e leste
Igreja Velha
Cruzeiro e
Largo da Igreja

Desenvolvida longitudinalmente de planta retangular, é composta por uma única nave e capela-mor retangulares. Na lateral à direita está adossada a torre sineira e, no plano da capela-mor, a sacristia.

A fachada principal é em empena, rematada por uma cruz latina e com pináculos piramidais nas laterais. Os rasgos são constituídos pelo portal em moldura reta encimado por uma janela gradeada em arco abatido.

Na lateral norte estão duas janelas, cada uma delas com abertura respetivamente para a nave e capela-mor.

A torre sineira de planta quadrangular, de quatro sinos em arcos de volta perfeitas, é rematada por uma cobertura piramidal e ladeada por pináculos piramidais.

Localização

Esta igreja está situada no lugar de Carvalhosa, poucas centenas de metros a sul de Vila Verde, no final do Beco da Igreja Velha.

Coordenadas GPS: N 41 38.584' W 008 25.879'  (41.64307, -8.43132)

Temas / Tags

Vila Verde, publicado em por